Em comemoração ao Dia dos Namorados, o Shopping Leblon anuncia a nova instalação artística intitulada “Quando você passa, eu fico assim”, criada pelo artista Jorge Fonseca. A obra ocupará o Art Wall, localizado no corredor de entrada principal, proporcionando aos visitantes uma experiência visual em uma extensão de 13 metros.

De acordo com Christiane Laclau, curadora da ARTMOTIV, plataforma de arte contemporânea composta por artistas renomados, “Quando você passa eu fico assim” reflete a intensidade das relações afetivas, comparando a explosão de cores e formas à emoção de ver alguém especial se aproximando. A instalação utiliza corações majestosos, alegres e vibrantes como principal elemento visual.

A peça central da instalação é inspirada na obra-objeto homônima de Jorge Fonseca, que combina recortes de madeira pintados com esmalte sintético e envoltos em fios coloridos de eletricidade. A instalação é composta por 75 unidades de corações, variando em tamanho e tonalidades, adornados e interligados por guirlandas feitas de pequenas peças semelhantes às dos corações. Os materiais utilizados incluem compensados e laminados de madeira, papel paraná, tintas acrílicas e esmaltes sintéticos em cores variadas, além de fios de eletricidade, linhas e barbantes coloridos.

“A instalação criada pelo Jorge Fonseca é uma expressão visual das emoções que o amor desperta em cada um de nós. Esta obra simboliza a alegria, a paixão e a complexidade dos sentimentos humanos, transformando nosso corredor de acesso ao Shopping em uma oportunidade para um reflexo vibrante dessas emoções. No Shopping Leblon, acreditamos no poder da arte para conectar as pessoas e enriquecer suas experiências, especialmente em uma data tão significativa como o mês dos namorados”, afirma Paula Magrath, Gerente de Marketing do Shopping Leblon.

A instalação “Quando você passa, eu fico assim” é aberta ao público e fica no Shopping Leblon de primeiro de junho até oito de agosto.

Jorge Fonseca é um artista autodidata com uma carreira que se estende por trinta anos e diversas exposições no Brasil e no mundo. O mineiro de Conselheiro Lafaiete acumula prêmios ao longo da carreira como o da Fundação Pollock-Krasner, de Nova York e do Prêmio FUNARTE, que permitiu que Fonseca percorresse o Brasil com seu aclamado projeto Fiotim – o Museu em Movimento.

Inicialmente marceneiro até os 19 anos, Fonseca ganhou notoriedade por bordar enquanto guiava trens como maquinista durante as pausas para carga e embarque de passageiros. Foi também nessas pausas que começou a frequentar exposições de arte. Oriundo de um bairro simples em Conselheiro Lafaiete, sua experiência estética particular o motivou a buscar um novo caminho para associar sua habilidade manual ao desejo de liberdade artística, culminando na sua imersão na arte contemporânea.

Serviço

Data:01 de junho até 08 de agosto

Local:Art Wall, Shopping Leblon

Endereço:Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ

Horários de funcionamento:Segunda a Sábado: 10h às 22h; e Domingo: 13h às 21h