A primeira versão do catálogo dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo de 2014, lançado na última quarta-feira, no Museu do Futebol, em São Paulo, teve as cidades de Volta Redonda e Pinheiral como alguns dos destaques. Junto com Mangaratiba, elas são as únicas representantes do Estado do Rio de Janeiro no documento.

Com isso, as cidades saem na frente no processo para receber uma seleção estrangeira para aclimatação e concentração antes e entre os jogos da Copa do Mundo. Volta Redonda entrou no guia com o Estádio da Cidadania enquanto Pinheiral se classificou com o CT Dr. João Havelange. Mangaratiba foi escolhida pela estrutura do Portobello Resort & Safari.

Essa lista será usada como referência para as 32 seleções do próximo Mundial escolherem seus locais de treinos.

No total, 54 instalações estão acreditados em 14 Estados. Para chegar a esse número, foram consumidos 23 meses de trabalho e mais de 150 mil quilômetros percorridos. Foram inspecionados 244 campos de futebol e 278 hotéis, em 181 municípios, por uma equipe multidisciplinar (incluindo agrônomos). Em relação aos hotéis, a aprovação é do Escritório de Acomodações da Fifa. E tanto para os hotéis como para os campos há vários quesitos básicos (no caso dos campos, cerca de 100).

Segundo o Comitê Organizador Local da Copa de 2014, a escolha dos centros de treinamento é feita pelas seleções que vão disputar o torneio no Brasil, sendo que algumas delas já vieram ao Brasil para visitas a possíveis locais de concentração.

Na segunda-feira Volta Redonda já tinha sido escolhida pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para integrar o Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos. O guia foi apresentado e distribuído para todos os Comitês Olímpicos durante um café da manhã na Casa Brasil, em Londres.

Fonte: Diário do Vale