Com alta de 97% em 2023, pistache movimentou US$ 8,8 milhões no mundo; de janeiro a julho de 2024, Brasil importou 399 mil quilos da semente
Presente nos cardápios de docerias, confeitarias e cafeterias, o pistache, um fruto verde seco, conquistou o paladar dos consumidores ao redor do mundo. Segundo dados da Vixtra, fintech de comércio exterior, com base na Secretaria de Comércio Exterior, as importações de pistache em 2023 alcançaram US$ 8,8 milhões, representando um aumento de 97% em relação a 2022. Em 2024, de janeiro a julho, o Brasil já importou mais de 399 mil quilos do ingrediente, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), impulsionando projeções ainda maiores para o final do ano. Originário da Ásia Central, o pistache é consumido há pelo menos 7.000 anos a.C. O produto também conhecido como “ouro verde” é uma das oito especiarias mais caras do mundo, sendo muito procurado por ser rico em antioxidantes, minerais e fibras.
Assim, de olho na tendência, grandes marcas da gastronomia nacional investem na oferta de sabores à base de pistache, conheça as estratégias dessas marcas:

Com foco na expansão do setor de confeitaria, a Casa de Bolos, maior rede de franquias de bolos do Brasil e pioneira no segmento, que já trabalha com mais de 100 sabores feitos a partir de uma produção 100% artesanal e com fruta de verdade, incorporou no portfólio, em 2024, cinco opções com pistache, como: Bolo de Iogurte com Pistache, Bolo Brownie com Pistache, Cobertura de Leitinho com Pistache, Bolo Caseiro no Pote de Leitinho com Pistache e Bolo Piscina de Chocolate com Leitinho e Pistache. Para trazer qualidade e sofisticação, sem perder os traços caseiros da rede, a aposta para o Natal em 2024 é o Bolo Ganache de Chocolate Branco com Pistache e Limão Siciliano. Segundo Rafael Ramos, diretor de marketing da Casa de Bolos, a linha de bolos exclusivos de pistache foi desenvolvida para destacar o sabor único da castanha, com receitas que combinam tradição e inovação. “O pistache é um ingrediente sempre bem-vindo na culinária, entretanto, nos últimos anos ganhou espaço na área da confeitaria. Por isso, investimos em trazer o toque do fruto alinhado aos sabores desenvolvidos na rede”, afirma.

Gelateria artesanal de método italiano, a Cuor di Crema é uma rede fundada em 2012 que respeita as tradições e os processos de produção das legítimas gelaterias italianas, com produtos 100% naturais, sem adição de gordura, aromatizantes e conservantes. Os gelatos têm uma lista extensa de sabores autênticos: são quase 100 receitas, cada uma com experiência única por seu preparo com matérias-primas nacionais e importadas, além do uso exclusivo de frutas in natura. Entre eles, o Pistacchio, feito com a oleaginosa verde mais popular do momento, que conta com toppings crocantes. Há também a opção do milkshake de pistache, batido na hora com leite tipo A. “O pistache é muito versátil, por isso vem ocupando diversos lugares na gastronomia. Depois das nozes e avelã, agora é o momento deste ‘ouro verde’, como é chamado na Itália. O bacana é que não atende apenas ao paladar adulto, porque as crianças também estão se rendendo”, conta o sócio e diretor da Cuor di Crema, Álan Torres.

O JAH Açaí, Sorvetes e Picolés, referência nacional em self-service desde sua fundação em 2008, apresenta seu sorvete de pistache, uma opção que conquistou o paladar dos mais de 500 mil clientes atendidos mensalmente em suas unidades. Feito com pistache de verdade, o sorvete alia cremosidade e sabor autêntico, destacando-se como um dos grandes sucessos da rede. Além de ser uma delícia por si só, o sorvete cremoso de pistache pode ser combinado com outros 10 sabores da marca ou com o clássico açaí do JAH, proporcionando experiências únicas aos consumidores. Com a liberdade característica do formato self-service, os clientes podem personalizar sua sobremesa com diversos toppings, criando combinações que agradam a todos os gostos. “A procura pelo pistache mostra como o consumidor brasileiro está cada vez mais atento à qualidade e à autenticidade dos sabores. Nosso compromisso sempre foi oferecer produtos naturais, acessíveis e que surpreendessem o paladar. O sabor de pistache é a prova disso, um verdadeiro toque de sofisticação no self-service”, afirma Rafael Corte, CEO da marca. O sorvete de pistache ficará disponível em toda a rede até o final do mês de janeiro deste ano.