Espetáculo Herolino, o faxineiro. Crédito: divulgação Fluxo SP
Atividades fazem parte do projeto Fluxo SP que, nesta semana, acontece entre os dias 17 e 23/9
Entre os dias 17 e 23 de setembro, os grupos artísticos selecionados por meio de edital do projeto Fluxo SP – Expressões em Movimento marcam presença em shows gratuitos em diferentes regiões da capital paulista. A programação inclui atrações de dança, teatro, circo e música em equipamentos culturais públicos espalhados pela cidade de São Paulo.
Na quarta (17), a semana começa com circo para crianças e apresentação musical que resgata cantoras brasileiras; na quinta (18), apresentações infantojuvenis acontecem no Centro, Zona Sul e Zona Norte, já a sexta (19) conta com reggae, rock e forró. A programação do fim de semana conta com pagode no Centro, música negra das américas na Zona Norte e forró e rock na Zona Sul. E, ainda na Zona Sul, para começar a semana, tem teatro infantil na terça (23).
O projeto Fluxo SP é uma iniciativa do Instituto Poiesis, por meio Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e abriu inscrições em junho de 2025 para selecionar artistas e coletivos que farão cerca de 700 apresentações artísticas gratuitas em Casas de Cultura, Centros Culturais, Bibliotecas e Teatros Municipais da capital até o final de 2025. O volume de inscrições artísticas foi expressivo – houve 2.492 inscrições para 700 vagas. As ações vão incluir múltiplas manifestações artísticas, ocupando equipamentos públicos, fortalecendo a presença da arte no cotidiano da cidade.
Confira a programação completa do período entre 17 e 21/09
CIRCO – INFANTIL
Mau Perdedor
Quarta, 17/09, às 10h
Ponto de Leitura Olido (Centro)
Ferdinand tentará desafiar seus limites com provas absurdas. Esse estrangeiro que não entende nada do idioma local e que aparentemente não possui espírito esportivo, nos mostra a possibilidade de nos conectarmos através da linguagem corporal e dos gestos, surpreendendo o público através dos seus fracassos.
MÚSICA
Canções de Mocinhas Ultrajantes
Quarta, 17/09, às 19h30
Casa de Cultura Freguesia do Ó (Norte)
O repertório do show é diverso com canções compostas ou gravadas por artistas de diferentes gerações como Elza Soares, Gal Costa, Nina Simone, Björk, Ângela Ro Ro, Ceumar, Aline Frazão, além de músicas autorais da cantora Maria Rosa, compondo um repertório 100% feminino.
TEATRO – INFANTIL
Cantigas de Caramujo
Quinta, 18/9, às 10h
Ponto de Leitura Olido (Centro)
Com arranjos que mesclam música acústica e eletrônica, Cantigas de Caramujo é um show do multiartista João Sobral, que traz muita poesia e diversão para toda a família.
CIRCO
O violonista mosca morta
Quinta, 18/9, às 10h
Centro Cultural Grajaú (Zona Sul)
Em seu concerto de violino, o palhaço Seu Cocó preparou um repertório de canções conhecidas para o público, com muito capricho, metodismo e organização. No entanto, uma mosca surge no palco atrapalhando a execução de seu número musical, e para piorar a situação, a própria característica excêntrica do músico contribui para a confusão. No final, palhaço e plateia descobrem a verdadeira intenção do inseto.
CIRCO
Pororoca
Quinta, 18/9, às 10h
Centro Cultural da Juventude (Zona Norte)
Aruá é uma molusco que vive no rio Amazonas. Sua vida seguia tranquila até que a passagem da pororoca tira tudo do lugar! O fundo do rio virou uma bagunça e sua concha desapareceu. Quando finalmente encontra a concha, descobre que outro molusco tomou posse de seu refúgio e vive dentro dele. E agora?
CIRCO
Herolino, o faxineiro
Quinta, 18/9, às 13h
Casa de Cultura de Hip Hop Sul (Zona Sul)
Herolino, o Faxineiro, conta a história de um trabalhador que cuida da limpeza dos lugares. Ele chega para o seu primeiro dia de trabalho em um lugar totalmente diferente de todos que já havia trabalhado, o Circo.
TEATRO
Morte Rida, Morte Risada
Quinta, 18/9, às 19h
Centro Cultural Grajaú (Zona Sul)
Janaci e Macabéa são duas figuras de encanto. Eles encontram um crânio chamado Rita, que representa alguém muito especial que já partiu, mas cuja memória insiste em ficar presente. Unidos por uma saudade doce e inquietante, os dois transformam o luto em uma jornada de fantasia, risos e descobertas.
TEATRO
As histórias que Elas contam
Quinta, 18/9, às 20h
Centro Cultural da Penha (Zona Leste)
Neste encontro reunimos histórias tradicionais onde as mulheres são as protagonistas que percorrem caminhos misteriosos, enfrentam o desconhecido, e lutam como verdadeiras guerreiras e heroínas. Estas histórias serão entremeadas por poesias de Cecília Meireles e Cora Coralina. Simone Grande, acompanhada de uma musicista, vai contar e cantar.
TEATRO – INFANTIL
Boneco e Brincadeiras
Sexta, 19/9, às 10h
Ponto de Leitura Olido (Centro)
Astrogildo vem para brincar com as crianças com animação para movimentar o corpo e a mente usando de brincadeiras antigas e canções para despertar a criatividade e também coordenação motora.
MÚSICA
Aqui tem forró, com Luarada Brasileira
Sexta, 19/9, às 14h
Casa de Cultura Chico Science (Zona Sul)
No espetáculo, o grupo convida o público a cantar e dançar hits e ritmos nordestinos. O show apresenta um repertório cuidadosamente selecionado que mistura pérolas do Forró tradicional, músicas autorais que refletem a contemporaneidade e releituras de clássicos da MPB.
TEATRO
Há vagas para moças de fino trato
Sexta, 19/9, às 15h
Centro Cultural Vila Formosa (Zona Leste)
Gertrudes, a dona da pensão, diverte-se fazendo comidinhas e chás para espantar a solidão do cotidiano. Madalena é uma mulher sensual, enfermeira durante o dia e à noite, diverte-se com seus vários amantes. Lúcia, entre uma mentira e outra, se perde entre a fantasia e a realidade de encontrar um príncipe encantado. Juntas, essas três mulheres de origens e almas diferentes debatem-se, divertem-se, brigam e se amam em uma história que mistura o real e a fantasia.
MÚSICA
Baile Black
Sexta, 19/9, às 16h
Centro de Culturas Negras (Zona Sul)
Gil Dj apresenta diversas músicas que resgatam a animação dos bailes com repertório que conta com James Brown, Jymmi “Bo” Horne, Lauryn Hill.
MÚSICA
Jhayam
Sexta, 19/9, às 19h
Centro Cultural Olido (Centro)
Fusão do reggae jamaicano com a energia da periferia paulistana, entrega composições autorais de consciência social. Uma performance que une dub com a essência da música brasileira, promovendo a cultura reggae e rastafári.
MÚSICA
Banda Chama o Samu
Sexta, 19/9, às 21h
Centro de Cultura do Butantã (Oeste)
Banda de Rock Nacional autoral com ênfase em músicas falando sobre inclusão do deficiente no contexto urbano, com covers de bandas de rock do cenário internacional e nacional mesclado com o repertório autoral.
MÚSICA
Caldeirão do Kako Chocolata
Sábado, 20/9, às 15h
Centro Cultural Olido (Centro)
Com um repertório pautado no samba, pagode e na música dançante brasileira, o show traz ritmos e hits que predominam nas festas em comunidade.
TEATRO
As Várias Mortes de Girassol
Sábado, 20/9, às 15h
Centro Cultural Penha (Zona Leste)
Espetáculo surge da necessidade de dialogar e de contribuir com um espaço mais acolhedor para aqueles que não se sentem confortáveis para expor sobre suas crises depressivas e, que além disso, acabam não tendo apoio dos outros e de si para procurar uma ajuda profissional.
TEATRO – INFANTIL
A Rainha Onça
Sábado, 20/9, às 15h
Centro Cultural Vila Formosa (Zona Leste)
Luna é uma onça com poderes mágicos e está prestes a assumir o lugar de sua mãe: a Rainha Marica. Elas vivem em um Pantanal encantado com árvores vivas, animais de todas as espécies e muitas aves que colorem tudo. Luna enfrentará o mal de um caçador feroz para salvar a natureza, a reserva e o pantanal mágico e encantado.
MÚSICA
Pagode do Tocão
Sábado, 20/9, às 16h30
Centro Cultural Olido (Centro)
Um convite a uma roda de samba e pagode que envolve clássicos e hits das décadas de 1990 e anos 2000, tocando banjo apresenta canções autorais e parcerias com grandes nomes da música brasileira como Almir Guineto, Everson Pessoa entre outros.
MÚSICA
Forró pra nóis
Sábado, 20/9, às 19h
Centro Cultural Grajaú (Zona Sul)
Um sanfoneiro paraibano, um zabumbeiro criado no compasso do forró e uma cantora triangulista. Juntos, formam um trio vibrante que resgata músicas do forró raiz.
MÚSICA
Baile Negro: a música negra das américas
Sábado, 20/9, às 20h
Casa de Cultura Freguesia do Ó (Zona Norte)
Com voz, violão, bateria, percussão, saxofone e baixo, o show percorre ritmos como samba, samba rock, bolero, samba reggae, R&B e música latina, em línguas como português, espanhol, inglês e crioulo. Uma travessia sonora que homenageia a diáspora africana e convida o público a dançar, sentir e reconhecer a força da cultura negra nas diferentes partes do continente.
MÚSICA
Show Thalles
Sábado, 20/9, às 20h
Centro Cultural da Diversidade (Zona Oeste)
Depois da despedida de Utopia. THALLES volta aos palcos, no intervalo entre o que já foi e o que ainda não chegou, pra matar a saudade e reencontrar quem tem caminhado junto até aqui. Um show marcado pelo desejo simples de estar junto mais uma vez.
CIRCO
Você tem medo?
Domingo, 21/9, às 10h
Centro Cultural Santo Amaro (Zona Sul)
Mainá é uma bibliotecária apaixonada que encanta crianças e adultos ao compartilhar seu amor pelos livros e o funcionamento da biblioteca. Certo dia, ela conhece Hitch, um pássaro curioso com medo de voar, e juntos embarcam numa jornada pelas páginas, onde Hitch aprende que os monstros muitas vezes são reflexos de seus próprios medos.
MÚSICA
Banda Doctor Play
Domingo, 21/9, às 16h
Centro Culturas Negras (Zona Sul)
Fundada em 2015, apresentam shows de sertanejo raiz, jovem guarda, rock nacional e internacional e músicas autorais.
TEATRO
Vicent, com Teatro Lambe Lambe
Terça, 23/9, às 11h
Centro Cultural Santo Amaro (Zona Sul)
Vincent conseguiu driblar a única certeza de futuro que temos: a morte. Mas, será que vale a pena viver para sempre? Vincent não é feito apenas dentro de uma caixa, Vincent vive preso em seu castelo e você pode espiar a sua monótona pós-vida através das janelas, mas cuidado… não deixe que Vincent te veja ou coisas terríveis podem acontecer!