Franquias de diferentes segmentos oferecem soluções que priorizam o bem-estar e a saúde de quem quer aproveitar o verão e o carnaval
Uma nova e intensa onda de calor estacionou sobre o Brasil nos últimos dias e elevou as temperaturas – o que irá se prolongar por mais alguns dias, bem na época das festividades carnavalescas do País. Em meio a esse calorão, consumidores recorrem às franquias que vão desde marcas de Vestuário, Casa e Construção, Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-estar e até Informática, que entregam opções de alívio, refresco e bem-estar.
Os estados Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul estão sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devido à terceira onda de calor de 2025. Este fenômeno se forma quando os termômetros marcam pelo menos 5ºC acima da média esperada para o período do ano.

Neste período, é essencial seguir algumas dicas para cuidar do corpo. Manter-se hidratado é fundamental, por isso ter uma garrafinha de água com alça é indispensável. Mas, além disso, para quem quer aproveitar as temperaturas se refrescando, vale apostar em momentos de refeições mais leves e saudáveis, como no sistema de buffet do Divino Fogão, que conta com um amplo cardápio com mais de 15 opções de saladas. Bem como a Água Doce Sabores do Brasil, que além de ser referência na culinária brasileira, oferece em seus 80 restaurantes os coquetéis Maracanã, com vodca, framboesa, romã, morango, hortelã e espuma cítrica; e Negroni, que leva gin Água Doce, Campari e vermute tinto. Já para aqueles que preferem drinques sem álcool, a Soda Artesanal de Maçã Verde e a bebida Moranguinho, com groselha, morango e citrus, são ideais para refrescar durante os dias de diversão.
Para os amantes de café, uma das paixões nacionais, o Café Cultura oferece o Cold Brew, uma bebida gelada feita com grãos especiais, extraída a frio de forma lenta para preservar seu sabor e suavidade. O Cold Brew pode ser consumido puro ou como base para outras bebidas, oferecendo uma opção refrescante e revigorante. Além disso, o Mr. Cheney, a maior rede de cookies fresh-baked e handmade do Brasil, apresenta um mix de produtos gelados e super-refrescantes inspirados em sobremesas famosas, como torta de limão e cheesecake de frutas vermelhas, que aparecem em versões de milk-shakes de Cheesecake e Torta de Limão, Sodas Americanas de Frutas Vermelhas e Limão Siciliano, Ice Mountain de Torta de Limão e Cheesecake. Os criadores da marca criaram também a HolyCow!, gelateria com o conceito “Fresh From The Farm“, que apresenta novos sabores de gelatos de Torta de Limão, Pink Lemonade, Iorgute com Damasco, além de frappés de Nutella, Caramelo Salgado e de Menta.
Em meio aos bloquinhos de carnaval ou lazer entre amigos, familiares e crianças em volta das piscinas, a exposição ao sol é a principal causa do envelhecimento precoce e danos à pele, tornando essencial a preparação para o verão. Para garantir uma pele saudável durante a folia, o Dr. Killian Cristoff, diretor técnico da Royal Face, maior rede de harmonização facial e corporal do Brasil, recomenda tratamentos como bioestimuladores de colágeno, peelings, Skinvive e Skinbooster Facial, que melhoram a firmeza, textura e hidratação da pele. Além do rosto, o corpo também merece atenção. Procedimentos como Corrente Russa, Pump Up e Shape Lido ajudam a tonificar músculos, reduzir celulites e realçar curvas.
Para os foliões, como para quem vai aproveitar o feriadão para descansar, o Peça Rara Brechó destaca que é importante utilizar chapéus de palha e bonés que ajudam a proteger dos raios solares. É importante optar por tecidos leves que não absorvam o calor, para manter a temperatura corporal. Para acompanhar o look com fantasias e roupas leves e casuais, são indicados óculos de sol, chinelos abertos e sapatilhas. E depois desse período, é possível vender as peças e ter o retorno financeiro em créditos na própria loja ou em dinheiro, acompanhado pelo aplicativo da marca. O Peça Rara, que é uma das principais marcas do segmento de moda circular, completa 18 anos em abril e tem como propósito oferecer um novo estilo de vida, promovendo o consumo consciente e comprometido com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Além de moda feminina, masculina e infantil, a marca também ressignifica itens de decoração e casa.
Já para os foliões mirins, a Milon disponibiliza looks mais confortáveis e estilosos para que as crianças possam aproveitar. As opções de vestidos vestem desde bebês até o tamanho 14, que além de serem ideais para os dias de calorão, também podem ser usadas em diferentes ocasiões. Os produtos podem ser encontrados nas 118 lojas da marca em diferentes estados brasileiros e no canal de e-commerce da rede. Complementando as roupas, a Calçados Bibi,maior rede de calçados infantis da América Latina, oferece a linha Sun, criada com objetivo de oferecer frescor e segurança para os pés dos pequenos, principalmente durante o Verão e o Carnaval. A marca conta com duas opções, sendo elas: o clássico chinelo de dedo e o moderno slider. Os calçados trazem o famoso solado Roller da marca, que acompanha o movimento dos pezinhos das crianças e podem ser encontrados nas 130 lojas físicas e no e-commerce da Bibi.
Não podemos esquecer da saúde bucal dos foliões! Para evitar problemas como cáries, mau hálito e infecções, a Oral Sin enfoca na rotina de higiene rigorosa. Após as festas, complemente a limpeza com enxaguante bucal ou uma solução de bicarbonato de sódio. Modere o consumo de álcool e doces, pois podem prejudicar o esmalte dos dentes, e hidrate-se constantemente para evitar boca seca. Além disso, evite compartilhar copos e talheres para prevenir infecções.
Tomando esses cuidados, aproveitar uma piscina da iGUi fica mais fácil e saudável. A marca é a maior produtora de piscinas pré-fabricadas do mundo, conta com modelos personalizados, conectados, revestidos com a exclusiva Cerâmica Atlas, e que atendem as necessidades de arquitetos, engenheiros, designers de interiores e outros profissionais da área de construção civil. A Rede também conta, ainda, com serviços da TRATABEM, única microfranquia de tratamento de águas no Brasil, que reúne profissionais credenciados, treinados e especializados para manutenção, assistência técnica, limpeza e tratamento de água de todos os tipos de piscinas. Além disso, o franqueado TRATABEM oferece aos clientes soluções e serviços de reparo em piscinas de fibra, alvenaria e vinil, identifica e relata defeitos na piscina e nos equipamentos, assim como analisa e instrui o cliente sobre como cuidar bem de sua piscina, e efetua a venda de produtos químicos, acessórios e piscinas.
Durante a folia do carnaval, os cuidados com os aparelhos eletrônicos não podem ficar de lado. O calor excessivo pode comprometer o desempenho e a durabilidade dos celulares, causando desde redução da vida útil da bateria até danos irreversíveis ao aparelho. A Casa do Celular, pioneira no conceito de Celularia, loja especializada em venda de aparelhos celulares, alerta para a exposição direta ao sol e locais abafados, como dentro de carros, bolsas e até mesmo em torno de piscinas, restaurantes, praias e blocos de carnaval. A rede alerta que nesses casos o funcionamento do processador pode ser prejudicado e pode também deformar componentes internos, como a bateria de lítio. O uso de capinhas térmicas e películas resistentes ao calor ajuda a minimizar os impactos, além de evitar carregar o celular em locais quentes, desativar funções não utilizadas e evitar o uso do aparelho na praia ou piscina.