Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, 5 de julho 2025
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    • Beleza
    • Carnaval
    • Cultura
    • Economia
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Social
    • Turismo
    • + MAIS
      • Esportes
      • Famosos
      • INTERNACIONAL
      • Música
      • Negócios
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • TV
    Alex Ferraz
    Home»Cultura»Balé da Cidade de São Paulo apresenta Réquiem SP, coreografia inédita de Alejandro Ahmed, em conjunto com Coral Paulistano e Orquestra Sinfônica Municipal

    Balé da Cidade de São Paulo apresenta Réquiem SP, coreografia inédita de Alejandro Ahmed, em conjunto com Coral Paulistano e Orquestra Sinfônica Municipal

    11/02/2025Nenhum comentário Cultura
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
    Ensaio da coreografia Réquiem. Foto Larissa Paz

    Utilizando de uma rigorosa obra de Ligeti, a coreografia investiga de maneira provocativa as possibilidades de articulação entre corpos, contextos e manifestações culturais, destacando as dinâmicas e a singularidade de uma cidade como São Paulo. As apresentações acontecem nos dias 14, 15, 18, 19, 21 e 22 de março

    O Balé da Cidade de São Paulo estreia sua primeira temporada do ano com Réquiem SP, na Sala de Espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo. Com criação, direção e coreografia de Alejandro Ahmed, que também atua como Diretor Artístico do Balé da Cidade, a obra terá a participação do Coral Paulistano e Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência e direção musical de Maíra Ferreira. As apresentações acontecem nos dias 14, 15, 18, 19, 21 e 22 de março e os ingressos variam de R$10 a R$92.

    Ensaio da coreografia Réquiem. Foto Larissa Paz

    Nova coreografia do Balé da Cidade de São Paulo

    A coreografia Réquiem SP apresenta um desafio e um exercício que estabelece um diálogo entre distintas linhagens de dança, como o balé, o jumpstyle e as danças urbanas e populares. A proposta investiga de maneira provocativa as possibilidades de articulação entre corpos, contextos e manifestações culturais, destacando as dinâmicas e a singularidade de uma cidade como São Paulo. Nesse cenário, o movimento do elenco vai além da técnica, atuando como matéria para explorar e compreender as interações do corpo com o ambiente.

    O diretor explica que, além da interação entre três corpos artísticos, haverá uma integração de diferentes plataformas criando um ecossistema multimídia. “O Requiém SP explora além da partitura de György Ligeti, se estende para três movimentos musicais: um é um interlúdio de autogestão coreográfica e de som, outro é o Réquiem de quatro movimentos e o final que tem outras duas faixas do produtor canadense Venetian Snares. Um breakcore, ou seja, batidas rápidas e espaçadas, muito diferente da relação do que é o Requiém do Ligeti, mas, ao mesmo tempo, com complexidades de composição que se correlacionam”, explica Alejandro Ahmed.
     

    Responsável pela criação, direção e coreografia, Alejandro Ahmed atua como diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo desde julho de 2024. Reconhecido como um dos coreógrafos mais destacados da dança contemporânea no Brasil, Ahmed desenvolve uma abordagem artística que investiga as correlações entre corpos, ambientes e tecnologias, investigando os limites dos corpos e as suas possibilidades de transformação.

    Coreografia ensaio Réquiem SP. Foto Larissa Paz

    Coral Paulistano executa obra complexa

    O Réquiem, de György Ligeti, foi composto entre 1963 e 1965. A obra é uma composição para Coral e Orquestra, e traz em sua forma todas as características musicais do compositor hungaro sem deixar de lado a tradição musical de um Réquiem. Teve sua estreia em 14 de março em Estocolmo e se tornou uma das mais conhecidas de Ligeti, usada na trilha sonora de clássicos do cinema como 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick.

    Ligeti dedicou nove meses exclusivamente à composição da seção Kyrie, com duração de seis minutos. Nessa parte, ele explorou a polifonia mais intricada de sua carreira, utilizando vinte linhas vocais. Apesar da complexidade, o musicólogo Harald Kaufmann destaca que essa abordagem mantém uma conexão com a tradição da polifonia vocal clássica dos antigos mestres. Além de Ligeti, será executada uma obra do músico eletrônico canadense Venetian Snares (Aeron Funk).

    Com pouco menos de meia hora, a obra é dividida em quatro movimentos: I. Introitus, II. Kyrie, III. Dies Irae e VI. Lacrimosa. Segundo Maíra Ferreira, regente titular e responsável pela direção musical, é necessário um alto nível de sofisticação para executar o concerto. “Ligeti explora muito os extremos, então vai da nota aguda para a nota grave muito rapidamente. Tecnicamente, o cantor precisa ter um ótimo preparo para explorar o trato e a extensão vocal. Às vezes temos alguns pontos de descanso em uma obra. Essa não tem”, pontua. “Das obras que trabalhei, em quase dez anos no Theatro Municipal, nunca cantamos algo tão desafiador”, finaliza.
     

    Serviço

    Balé da Cidade de São Paulo
    Coral Paulistano
    Orquestra Sinfônica Municipal

    14 MAR, sexta- feira, 20h00

    15 MAR, sábado, 17h00

    18 MAR, terça-feira, 20h00

    19 MAR, quarta-feira, 20h00

    21 MAR, sexta-feira, 20h00

    22 MAR, sábado, 17h00

    Sala de Espetáculos – Theatro Municipal de São Paulo
     

    Ingressos de R$10,00 a R$92,00 (inteira)

    Classificação – Não recomendado para menores de 18 anos

    Duração: Aproximadamente 60 minutos

    Alejandro Ahmed, criação, direção e coreografia

    Maíra Ferreira, direção musical e regência

    Gabriela Geluda e Laiana Oliveira, solistas

    Aline Blasius, assistente de direção

    Bibi Vieira, assistente de criação e design de movimento

    João Peralta, diretor de fotografia, edição e criação de vídeo e interlocução musical

    Karin Serafin, figurino

    Diego de los Campos, cenografia, objetos e controles físicos digitais

    Mirella Brandi, desenho de luz

    Camila Bill, artista convidada

    Michelle Bezerra e Clara Caramez, técnicas multimídia

    Netto Silva, figurinista assistente

    Vitória Paiva, assistente de cenografia

    Grupo Cena 11, pesquisa estendida

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Veja também...

    Festa junina anima fim de semana no Tijuca Tênis Clube

    04/07/2025

    Shopping Metropolitano realiza feira de adoção pet

    04/07/2025

    Grupo Banana Split Retorna com Novo Sucesso e Celebra 35 Anos de História

    03/07/2025

    Comments are closed.

    Últimas Notícias
    • Casal ganha notoriedade com Vovô do Chopp
    • Conforte-se Caxias do Sul com solução inovadora em locação de poltronas para pós-operatório
    • Monique Alfradique é a nova embaixadora da Harmonize Gold
    • Romaria do Divino Pai Eterno 2025: Prefeitura de Trindade (GO) estima incremento na renda per capita de 24%
    • Da periferia ao protagonismo digital: a jornada de Jhonny Marllon, o ex-estudante de medicina que virou referência em monetização nas redes
    • Festa junina anima fim de semana no Tijuca Tênis Clube
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    © 2025 Alex Ferraz.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.