Iniciativa do Visit Rio, site contará com um guia de restaurantes e espaço editorial. O projeto foi apresentado nesta segunda (3) para cerca de 200 estabelecimentos
O Rio de Janeiro ganhará, a partir de março, uma nova plataforma dedicada exclusivamente à gastronomia carioca, com um espaço editorial e um guia de restaurantes. A iniciativa é do Visit Rio que, na segunda-feira (3), apresentou o projeto “Rio, Cidade Deliciosa” a representantes de cerca de 200 restaurantes e assessorias de imprensa especializadas. A ideia é servir a culinária local em prato cheio e atrair novos players para um segmento cada vez mais valorizado pelos principais roteiros turísticos do mundo.
“A nova plataforma poderá ser acessada e utilizada por todos os estabelecimentos interessados em participar do espaço editorial, independentemente de serem associados à fundação. Já a participação no guia de restaurantes será exclusiva para aqueles que optarem por se associar. Criamos um modelo de associação específico para o segmento gastronômico, que oferece diferentes níveis de adesão”, explicou Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio.
O objetivo do site é fortalecer a imagem do Rio na rota do turismo gastronômico mundial. E o momento não poderia ser mais favorável: novas casas estão abrindo as portas, os chefs locais estão superprestigiados e, no final do ano passado, o Rio ainda conquistou o título de melhor restaurante do país, com o Lasai sendo eleito pelo 50 Best Latin America’s.
Presente no evento, a secretária de turismo da cidade, Daniela Maia, mencionou o exemplo de Lima, no Peru, que explorou a gastronomia como vetor econômico e social. “Estamos vivendo um momento extraordinário para a gastronomia carioca. O Rio tem realizado investimentos significativos nesse setor, reconhecendo o papel estratégico do turismo gastronômico como motor econômico e cultural”, afirmou a secretária, enfatizando que abraçou a causa desde que retomou o trabalho junto ao prefeito Eduardo Paes. “Conseguimos trazer o Guia Michelin e o 50 Best de volta para a cidade, o que dá destaque ao Rio como um grande polo da alta gastronomia mundial”, completou.
Também participaram do evento Fernando Blower, presidente do SindRio, dono dos Meza Bar e da Yayá Comidaria; Thomas Troisgros, do Oseille Restaurante; Plínio Froes, do Grupo Scenarium; além de outros representantes de estabelecimentos de destaque no cenário gastronômico.
”Sempre achei incrível como a gastronomia se conecta ao turismo. Quando alguém vem ao Rio para um evento, como um show de música, dificilmente fica apenas um dia. Normalmente, a pessoa prolonga a estadia por dois ou três dias. E como manter o visitante na cidade? Oferecendo bons hotéis e uma gastronomia de qualidade. Por isso, acho fantástico esse projeto que une esses elementos, criando uma marca forte e colocando o nosso selo no mundo” , disse Thomas Troisgros.
Atualmente, o Rio se destaca no cenário gastronômico com seis restaurantes estrelados no Guia Michelin 2024. Três deles possuem duas estrelas: Oro, Oteque e Lasai; enquanto Cipriani, Mee e San Omakase têm uma estrela cada. Além disso, a cidade conta com oito restaurantes reconhecidos com o selo Bib Gourmand por sua excelente relação de qualidade e preço. São eles: Sult, Brota, Miam Miam, Didier, Maria e o Boi, Pici Trattoria e Artigiano.
Novo modelo de associado para área gastronômica
Os estabelecimentos interessados poderão escolher entre uma opção voltada apenas para a divulgação na plataforma ou uma opção mais abrangente, que inclui também ações promocionais nas redes sociais do Visit Rio. Para mais informações entrar em contato com a Carolina Navarro, da área comercial pelo email comercial1@visitrio.com.br ou pelo telefone 21 2266-9750