Curta-metragem infantil que aborda questões sobre o albinismo em famílias negras terá duas sessões gratuitas no dia 13 de fevereiro, no auditório da Câmara Municipal
Teaser do filmehttps://youtu.be/x2JHaiRVXCw
As descobertas de uma menina albina, a construção de sua identidade e a busca pela sua ancestralidade negra marcam o enredo do curta-metragem de animação “A História de Ayana”. O filme, que tem classificação livre, fará a sua pré-estreia no auditório da Câmara Municipal de Niterói, na quinta-feira, dia 13 de fevereiro, com duas sessões gratuitas, iniciando às 9h e 10h da manhã. Com uma linguagem simples e educativa, o curta aborda questões físicas e sociais relacionadas ao albinismo, como a ausência de melanina e a baixa visão, o preconceito, o bullying e o resgate da ancestralidade negra da personagem central.

A autora do livro e do argumento, a psicóloga e escritora Tatiana Moreira, é pessoa albina filha de pais negros, e criou Ayana com base em suas vivências pessoais e na de outras pessoas na mesma condição.
“O livro nasceu do meu desejo de ver as experiências das pessoas com albinismo representadas em uma história infantil e principalmente escritas por uma mulher albina. Para mim, agora é uma alegria ver esta história se transformar em filme, ampliando ainda mais o alcance de sua mensagem através da potência da linguagem audiovisual”, conta Tatiana Moreira.
A direção e o roteiro adaptado são assinados por Cristiana Giustino, produtora cultural com mais de vinte anos de experiência no audiovisual e também mulher albina. Em sua primeira direção, aventurando-se no mundo da animação, ela aposta numa linguagem simples e educativa, respeitando os princípios da obra original e alcançando de forma mais direta o público infantil.
“Com este filme, queremos contribuir para a representação e a visibilidade do albinismo, especialmente entre as crianças, promovendo a diversidade e a inclusão, principalmente no ambiente escolar”, afirma Cristiana. Pouco antes da adaptação para o cinema, o livro de Tatiana Moreira teve um ciclo de leituras dramatizadas em escolas públicas da cidade de Niterói, ocasião em que foi possível verificar o impacto nas crianças das questões abordadas na obra.

Agora é a vez do filme “A história de Ayana”, cuja pré-estreia acontece no dia 13 de fevereiro, no auditório da Câmara Municipal de Niterói, com entrada gratuita. As sessões serão abertas ao público, com pré-reservas exclusivamente para alunos de escolas da rede municipal de ensino. Após cada sessão, o público poderá participar de uma conversa com a equipe do filme. Haverá também a distribuição de um folheto com informações sobre o albinismo e atividades lúdicas para as crianças.
Após esta pré-estreia, o curta deverá circular por festivais e por circuitos alternativos com foco em escolas e instituições. O filme possui versões com acessibilidade comunicacional em audiodescrição, Libras e LSE com vistas à fruição de pessoas cegas e com baixa visão, pessoas surdas e ensurdecidas.
“A história de Ayana” é uma produção da Casa da Gente Produções, em coprodução com a Miseno Produções. O curta-metragem foi realizado com recursos do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo. Para saber mais, acesse www.ahistoriadeayana.com.br e instagram.com/ahistoriadeayana
Saiba mais sobre o albinismo
O albinismo é uma condição genética que afeta a produção de melanina, substância que dá cor à pele. As pessoas albinas são caracterizadas por pele, cabelos e olhos muito claros, bem como níveis variados de deficiência visual.
Essa condição, que afeta ao menos 21 mil brasileiros segundo o Ministério da Saúde (2022), podendo ser este um número subestimado, gera o enfrentamento cotidiano de questões em âmbito social e cultural, como discriminação, preconceito e estigmas que podem levar ao isolamento e à exclusão educacional. Estas questões são ainda mais evidentes no caso de crianças albinas filhas de pais negros.
Pré-estreia do filme A HISTÓRIA DE AYANA
Quinta-feira, 13 de fevereiro
Sessões às 9h e 10h
Local: Câmara Municipal de Niterói (Auditório do 2º andar)
Av. Ernani do Amaral Peixoto, 625 – Centro, Niterói
Entrada gratuita (por ordem de chegada, sujeita à lotação)
Classificação: Livre