Em edição especial no Janeiro Branco, com o lema “Todas pela saúde mental”, o encontro do Clube do Vinho – Só Para Elas teve como convidado o aconselhador biográfico e consultor de desenvolvimento organizacional Carlos Vilhena, que é gestor da humaneSer – Trabalhos Biográficos. A roda de conversa foi no Olimpo, nesta semana.
Vilhena é aconselhador biográfico formado pela Associação Sagres de Florianópolis, reconhecido pelo Fórum Internacional de Treinadores para o Trabalho Biográfico e pela Seção Antroposófica Geral, na Suíça.

Engenheiro pela UFRJ, com mestrado na Coppe, Vilhena tem uma carreira de 32 anos na Petrobras. Ao coordenar grupos, buscou estudar o relacionamento de pessoas, através da formação de lideranças e da antroposofia, quando ampliou a visão sobre o ser humano.
“Essa ampliação de conhecimento traz junto possibilidades de olhar e traçar uma meta, uma visão inspiradora para esse futuro, porque novos anseios se movimentam no coração e na alma. Uma nova percepção sobre o que o mundo está oferecendo de oportunidades e desafios faz com que nasça uma imagem inspiradora para o que se quer ter. É um reescrever o futuro. É o que eu quero, feito de forma consciente, a partir desse aprendizado do passado, e com coragem e força para tomar as decisões necessárias para caminhar”, diz ele.
O especialista fez questão de frisar isso, na conversa com a plateia feminina do Clube, para mostrar que cada uma pode traçar a própria história de vida:

“Creio no poder que cada um tem de buscar a plenitude de seu ser. O autodesenvolvimento é feito através do autoconhecimento consciente, construído a partir de como conhecemos a nossa história, do desenvolvimento de potencialidades e de uma imagem de futuro inspiradora. Essa é a proposta do trabalho biográfico. A capacidade única que temos de integrar o pensar, sentir e agir num fluxo é o que garante que as ações e intenções estejam sempre de acordo com nossos princípios, valores e intuição. Esse é o caminho do coração, que nos leva à construção do ser mais humano.”