Em 2025, o mercado editorial promete ser marcado por um gênero que vem ganhando cada vez mais destaque: o healing fiction, numa tradução livro “ficção de cura”. Segundo previsão de renomados editores de grandes editoras, publicada no site Publishnews, a tendência será fortalecer ainda mais obras literárias que buscam proporcionar ao leitor não apenas uma boa história, mas uma jornada de cura e autoconhecimento.
O healing fiction se caracteriza por narrativas que abordam temas como superação de traumas, saúde mental, resiliência e autodescoberta, frequentemente utilizando a literatura como uma ferramenta para promover o bem-estar emocional. Este gênero atrai um público crescente que busca na leitura uma forma de lidar com os desafios da vida moderna e encontrar alento e compreensão por meio das palavras.

Entre os títulos que exemplificam o fenômeno do healing fiction no Brasil, a editora Proverbo, de Maricá, na região metropolitana do RJ, se destaca com obras que exploram profundamente esses temas de cura e reflexão pessoal. Alguns dos livros lançados pela editora têm conquistado leitores de todas as idades, oferecendo uma experiência literária que vai além da leitura, promovendo o autoconhecimento e o cuidado emocional, seja por narrativas longas ou mesmo por meio da poesia.
É o caso de Em-contos e desencantos: relatos de alguém que poderia ser eu ou você, do autor Alexandre C. de J. Nolêto. Neste livro, o leitor poderá sentir problemas vivos em pessoas quase à lona. Quem sabe, quando a contagem já está perto de dez, até o indivíduo mais abalado pode ser capaz de superar os maiores medos. O livro de contos envolve um ambiente comum de pessoas compartilhando seus conflitos, e a cada novo depoimento ou página virada, pode-se estar diante de relatos de alguém que poderia ser eu ou você.

Outro exemplo é o lançamento Ramalhetes de amor, do autor Maurício Régis. A obra abarca uma série de textos poéticos capazes de seduzir o leitor com um pouco de cada inspiração, embelezando a estima e outros valores interiores do lado humano.
O livro Quando vem a poesia, da autora Ana Luísa Magalhães, também tem a proposta de acalento por meio da poesia que mergulha nas nuances do cotidiano. “Revela a beleza nos pequenos gestos e nas emoções mais profundas”, resume a autora.
Sucessos de vendas em feiras literárias como a Flim e a Bienal do Livro, as obras Amor-Semente e as coletâneas Pedagogia da Cura e Autocuidado: o milagre que vem de dentro, das autoras Chris Vinagre, Andrea Serpa e Rita Carvalho também resumem bem a proposta do gênero healing fiction. Mais do que narrativas de autoajuda, o healing fiction traz histórias e reflexões revestidas de leveza na contramão da correria do dia-a-dia e sua consequente ansiedade e outros sintomas como burnout ou depressão.
Segundo o editor Vilson Ferreira, a Proverbo tem se consolidado como uma das principais responsáveis na região por trazer o healing fiction para o centro das atenções, alinhando-se às tendências globais e ao perfil do leitor atual.
Destaca, ainda, que o gênero healing fiction tem o potencial de continuar em alta por vários anos, com mais títulos sendo lançados para atender a uma demanda crescente por histórias que promovem bem-estar e empatia. Para conhecer o catálogo completo da editora Proverbo, as redes sociais são @editoraproverbo e o site: www.proverboeditora.com.br.
Para mais informações sobre as previsões do mercado editorial em 2025, a matéria completa no site Publishnews: https://www.publishnews.com.br/materias/2025/01/21/ceos-das-top20-editoras-do-ranking-anual-do-pn-fazem-suas-previsoes-para-2025