Com 75 anos, indústria apresenta nova identidade visual e rebranding completo

Com 75 anos de tradiçã, a Combrasil, uma das mais tradicionais indústrias de alimentos do Brasil, gera mais de mais de 215 empregos diretos, e outros indiretos. Com sede em São José dos Campos, São Paulo, a empresa tem uma capacidade de produção anual de toneladas de grãos e farináceos, distribuídos nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, e no mercado internacional, via importação e exportação. Este desempenho sólido reforça a posição da empresa como líder no mercado nacional, segundo a Nilsen.

A empresa, que é 100% brasileira, anuncia, depois de anos, um reposicionamento de marca com o objetivo de reafirmar seu compromisso com a qualidade e respeito ao consumidor. Fundada em 1949, a indústria, reconhecida por sua excelência e qualidade – valores que a acompanham desde sua criação no coração do Brasil – lança uma nova identidade visual que busca, ao mesmo tempo, resgatar a história e tradição da marca e modernizá-la para o mercado atual. “Nosso propósito é posicionar a Combrasil no lugar de destaque que ela merece, destacando sua excelência e respeito ao consumidor”, afirma Igor Bernardes, presidente da empresa.

Por que reposicionar a marca?

A Combrasil sempre se destacou pela sua inquestionável qualidade, um pilar que sustenta seu relacionamento com as famílias brasileiras. O reposicionamento visa reforçar essa característica, afastando a marca da disputa por preços que muitas vezes compromete a qualidade. “Praticamos o preço justo, compatível com a qualidade dos nossos produtos”, ressalta o presidente.
 

A história da Combrasil é uma jornada genuinamente brasileira. Fundada por uma família brasileira, a empresa preserva valores como honestidade, trabalho e fé. “Queremos divulgar nossa trajetória e ressaltar nossa importância como player num país que é o celeiro do mundo”, comenta Bernardes.
 

Originalmente conhecida pelo seu feijão de alta qualidade, a Combrasil possui uma vasta gama de grãos e farináceos no portfólio. “Estamos prontos para ser reconhecidos como uma empresa que oferece uma ampla gama de produtos, todos com o rigor da qualidade Combrasil”, destaca Igor Bernardes. A empresa está prestes a lançar novas linhas de azeitona, palmito, queijo e batata palha.

Continuidade e tradição

O redesenho da marca, desenvolvido pelo designer Magno Silveira, busca trazer uma percepção de valores sem romper visualmente com a tradição gráfica da Combrasil. “Utilizamos uma estética vintage, principalmente na tipografia, para criar uma sensação de redescoberta da nossa história familiar”, explica Silveira. O novo logotipo reflete essa continuidade, com um visual que remete às antigas embalagens e rótulos da marca.
 

As novas embalagens da Combrasil foram projetadas para afirmar a tradição e qualidade “Tipo 1 de verdade”. Elas ganharam legibilidade em todas as faces, especialmente nas laterais, garantindo presença e clareza visual nas gôndolas. “Nosso objetivo foi criar uma homogeneidade nos produtos, alinhando-os através de um design pensado na família de produtos”, detalha o designer.

“A essência da Combrasil é levar momentos memoráveis à mesa do dia-a-dia das famílias brasileiras. Este rebranding é um passo importante para fortalecer a proximidade, confiança, sabor e saúde que a marca sempre proporcionou. A palavra Família é crucial para nós, e vamos nos apropriar cada vez mais dela”, conclui Robson Mikio, head de marketing da marca.
 

Com uma história rica e uma visão clara para o futuro, a Combrasil segue como uma das cinco marcas mais lembradas do país, consolidando sua posição de liderança no mercado nacional.