Você já parou para pensar como as relações interpessoais no trabalho podem influenciar diretamente seus resultados? A amizade, muitas vezes vista como um sentimento pessoal, vai muito além das horas de expediente e pode ser um dos maiores aliados para o sucesso profissional.
Um novo estudo da Preply, plataforma online de aprendizagem de idiomas, revelou um dado interessante: mais de 55% das conversas entre amigos giram em torno de assuntos relacionados ao trabalho. Isso demonstra a importância que o ambiente profissional tem em nossas vidas e como as relações interpessoais no escritório podem influenciar diretamente nosso bem-estar e desenvolvimento profissional.
Por que as amizades no trabalho são tão importantes?
Segundo Leila Arruda, mentora em carreiras e especialista em treinamentos voltados à gestão e ao desenvolvimento de novos líderes, além de contribuir para um ambiente mais leve e positivo, as amizades no trabalho podem:
- Impulsionar o desenvolvimento profissional: A troca de ideias, feedbacks e o apoio mútuo entre colegas podem ampliar nossos conhecimentos e habilidades.
- Fortalecer equipes: Equipes com um bom relacionamento entre seus membros tendem a ser mais produtivas e inovadoras.
- Aumentar a retenção de talentos: Colaboradores com amigos no trabalho tendem a se sentir mais conectados à empresa e a ter maior engajamento.
- Melhorar o bem-estar: Um ambiente de trabalho positivo, com relações interpessoais saudáveis, contribui para a redução do estresse e aumenta a satisfação no emprego.
Conectando com líderes e liderados
“A relação entre líderes e colaboradores é fundamental para o sucesso de qualquer equipe. Uma amizade baseada em respeito mútuo e profissionalismo pode fortalecer essa relação, aumentando a confiança e a comunicação”, afirma Leila Arruda.
Até que ponto é válida a máxima “trabalho não é ambiente para fazer amizades”?
Para Leilla Arruda, essa afirmação é um mito, já que afirma ser possível construir relacionamentos profissionais fortes e saudáveis, sem comprometer a ética e o profissionalismo. “Na verdade, amizades no trabalho podem trazer diversos benefícios, como maior engajamento, colaboração e inovação”, destaca a mentora.
Uma amizade entre colaborador e líder pode impactar nas entregas?
Segundo Leila Arrida, sim, “uma amizade entre colaborador e líder, quando baseada em respeito mútuo e profissionalismo, pode ter um impacto positivo nas entregas. A confiança mútua e a comunicação aberta facilitam a resolução de problemas e o alcance de objetivos comuns.”
Amizade no trabalho pode ser motivo para reduzir o turnover?
“Com certeza! Quando os colaboradores se sentem valorizados e fazem parte de um grupo unido, a probabilidade de eles deixarem a empresa diminui significativamente. As amizades no trabalho contribuem para um sentimento de pertencimento e aumentam a satisfação com o emprego”, afirma Leila.
Como cultivar amizades no trabalho?
- Participar de atividades sociais: Almoços em grupo, happy hours ou grupos de estudo são ótimas oportunidades para interagir com seus colegas fora do ambiente de trabalho.
- Oferecer ajuda: Demonstre proatividade e colaboração, oferecendo ajuda aos seus colegas quando necessário.
- Celebrar as conquistas: Comemore as vitórias em equipe e reconheça o trabalho de seus colegas.
- Ser um bom ouvinte: Demonstre interesse pelas ideias e experiências dos outros.
- Construir um ambiente de confiança: Líderes devem criar um ambiente seguro e acolhedor para que os colaboradores se sintam à vontade para construir relacionamentos.
- Estabelecer limites: É importante definir limites entre a vida profissional e pessoal, para que as amizades não interfiram no desempenho das tarefas.
Sobre Leila Arruda
Leila Arruda é mentora de carreiras há mais de 10 anos, é especialista em treinamentos voltados à gestão e ao desenvolvimento de novos líderes, visando três principais pilares: inteligência emocional, adaptabilidade entre conflitos multigeracionais e comunicação assertiva. Fundadora da Larruda Desenvolvimento Humano e coautora do livro “Coaching a hora da virada”, é pós graduada pela PUC/SP em Gestão de Carreiras e Liderança; Coaching e Membra Licenciada da LeaderArt International (Canadá) para o Brasil; Head Trainer e facilitadora do International Leader Coach Certification e Manager Coach Certification. Capacitação em Coach Life & Executive pela Sociedade Latino Americana de Coaching e certificação internacional em PDC Professional DISC e em PAC Professional Access; Certificação em PNL; curso de “Felicidade” pela Universidade de Yale; e Certificação de Inteligência Emocional pela SBIE.