Projeto “Arte, Cultura e Comunidade – Ação Continuada” trás benefícios para 200 Crianças em Fortaleza.

O Grupo Bailarinos de Cristo, Amor e Doação (BCAD) comemora sua segunda seleção pela UNESCO e Rede Globo para o Projeto Criança Esperança, com o desenvolvimento do Programa “Arte, Cultura e Comunidade – Ação Continuada” em 2024. Destinado à prestação de serviços gratuitos e sem discriminação, o grupo oferece espetáculos, festivais e mostras de dança e teatro em todo o território nacional.

“Uma Escola para a Vida” é o lema do Grupo BCAD, que, desde 1994, promove a reinserção social de crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio da arte, cultura, educação e esporte. Em 2023, o grupo ganhou pela segunda vez o Projeto Criança Esperança, uma parceria da UNESCO e Rede Globo, proporcionando mais visibilidade e credibilidade ao trabalho desenvolvido.

Atualmente, o Grupo BCAD atende 200 crianças, proporcionando-lhes novas realidades e elevando sua autoestima através de atividades socioeducativas nas artes cênicas, música, e esportes. O projeto visa o crescimento pessoal e o exercício da cidadania, promovendo o desenvolvimento humano e a inclusão social.

Desde 2019, o projeto “Arte, Cultura e Comunidade” atende crianças e adolescentes do Bairro Bela Vista e adjacências (Fortaleza) em sua maioria inserida num contexto de vulnerabilidade e/ou risco social. O projeto oferece atividades como dança, teatro, oficinas criativas e coreográficas, esportes, e reforço escolar em português e matemática, além de promover um campeonato próprio de Karaté, promovendo um desenvolvimento global e integral.

Ao longo de 30 anos, o Grupo realizou mais de 2.880 apresentações de balés no Ceará, Brasil e exterior, com 42 espetáculos montados. A instituição distribuiu cerca de 574 mil quilos de alimentos e realizou 119 campanhas para arrecadar roupas, alimentos, remédios e livros. O seu Núcleo de Dança obteve 680 prêmios, gerou 374 empregos diretos, encaminhou cerca de 800 pessoas para obtenção de documentos civis e realizou 65 cursos profissionalizantes. Além disso, promoveu 62 tournées (54 nacionais e 8 internacionais), além de realizar a XIX Mostra de Artes.

A presidente e idealizadora da ONG, Janne Ruth, também fundou em 2000 o Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará (hoje em sua 24ª Edição), e em 2010 lançou o Livro Memorial Fendafor 10 anos, em parceria com a COELCE (atualmente ENEL) e o Governo do Estado do Ceará. Os projetos promovem a qualificação técnica e a formação acadêmica de artistas e monitores de artes.

Janne Ruth ressalta a importância do projeto: “Nosso objetivo é promover o desenvolvimento pleno dos educandos, garantindo direitos e formando crianças e adolescentes críticos e solidários. Não basta que saibam dançar ou praticar esportes, é preciso que reconheçam sua realidade e saibam como transformá-la.”

O Grupo iniciou em julho deste ano um novo programa essencial, a “Manutenção das Atividades Regulares do Grupo BCAD”. Este projeto foi aprovado pelo Edital Mecenas do Ceará e conta com o apoio da empresa CEGÁS, parceira desde 2019 através do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Além disso, a ENEL Distribuidora do Ceará é uma das maiores patrocinadoras e apoiadoras do Grupo.