As férias escolares chegaram e, com elas, a preocupação dos pais em entreterem os pequenos com brincadeiras e atividades que os afastem um pouco dos eletrônicos. A necessidade de educar as crianças sobre o uso consciente da tecnologia bate à nossa porta e, para ajudar pais, professores e responsáveis a vencer essa batalha, a escritora e jornalistaViviane Vianaescreveu “Ah, se Graham Bell Falasse”(Franco Editora), livro que terá um lançamento especial neste mês.

No dia 27 de julho, um sábado, a autora fará evento de lançamento na Pequeno Benjamin, livraria em Ipanema especializada em literatura infantil. Na data, haverá um bate-papo sobre a vida e os feitos de Graham Bell, contação de história, sorteios e distribuição de brindes para a garotada.

“Os smartphones são ferramentas multifuncionais incríveis que oferecem recursos variados, inclusive plataformas educacionais e aplicativos que ajudam no aprendizado. A questão é garantir que as crianças e os adolescentes se beneficiem de experiências enriquecedoras e usem o aparelho com equilíbrio” – Viviane Viana, escritora.

Segundo a Academia Americana de Pediatria, o uso excessivo de celulares pelas crianças traz dificuldades no sono, queda do rendimento escolar, ansiedade e depressão, sedentarismo e vários outros fatores de risco à saúde.

Atualmente, pais se veem em situações delicadas durante a educação dos filhos, sendo um dos maiores desafios da geração atual o de controlar o tempo de exposição às telas. “Ah, se Graham Bell falasse!”é um ponto de partida para conversar sobre o tema com a meninada. O livro é de fácil leitura, ideal para os pequenos terem a oportunidade de compreender o assunto de uma forma divertida.

Vale ressaltar que, no livro, o celular não exerce papel de vilão. O que se discute é a moderação no uso dessa tecnologia, tão essencial em dias atuais, mas cujo excesso traz problemas à saúde física, mental e até dependência. Pesquisa feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) mostra que mais de 40% dos jovens brasileiros não conseguem ficar mais de um dia sem usar o celular.

“Enquanto escrevia o livro, perguntas como ‘Que geração estamos formando?’ ou ‘Em que sociedade iremos viver?’ me vinham à mente. Queria provocar esse debate bastante sério com leveza e humor. Então veio a ideia da rima como recurso estilístico e também do bordão. Hoje, quando meu filho escuta alguém num restaurante falando alto no celular, ele diz imediatamente “Ah, se Graham Bell falasse!’.” – Viviane Viana

Viviane Viana é escritora e jornalista. Nasceu no Rio de Janeiro e morou em Brasília, Natal, São Paulo e em Madri. É mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Arte & Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Saúde Pública pela Fiocruz. Foi coordenadora-geral e diretora da TV Escola.

Serviço:

Livro:Ah, se Graham Bell falasse!

Lançamento:Dia 27 de julho, sábado, das 15h às 18h, na Pequeno Benjamin Livraria (Rua Visconde de Pirajá, 519 – Ipanema)

Autora:Viviane Viana (@vivianeviana.oficial)

Editora: Franco

Preço:R$ 50,00