A popularidade dos drinks sem álcool está em alta, não apenas nos bares e restaurantes de Fortaleza (CE), mas em todo o Brasil. Essa tendência vem sendo impulsionada por diversos fatores, como a crescente conscientização sobre os riscos do consumo excessivo de álcool, a busca por um estilo de vida mais saudável e a valorização de sabores autênticos e naturais.

Cada vez mais pessoas estão aderindo a essa alternativa, por diversos motivos, como restrições médicas, gravidez ou preferência pessoal. Uma pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABAR) indicou que 70% dos brasileiros já consumiram ou pretendem consumir drinks não alcoólicos em breve.

“Os drinks sem álcool contribuem para a inclusão e diversidade, tornando os ambientes mais acolhedores para todos, além de representarem um universo de sabores e aromas a serem explorados. Por isso, decidimos abraçar essa tendência, oferecendo aos nossos clientes uma variedade de opções para aproveitar momentos de descontração sem os efeitos do álcool”,ressalta Duda Barros, sócio-diretor do Grupo OE.

Conhecidos como mocktails ou virgin drinks, os drinks não alcoólicos, também oferecem uma infinidade de combinações de sabores e aromas, agradando a todos os paladares. Frutas frescas, sucos naturais, ervas aromáticas, especiarias e chás são alguns dos insumos que compõem essas bebidas.

Atentos ao crescimento dessa demanda, os restaurantes do Grupo OE: Ponza Frutos do Mar, Cortile Ristorante, Yoto Cozinha Nikkei e Babbi Osteria, implementaram em seus cardápios uma carta de drinks sem álcool, elaborada pela mixologista do grupo, Mirela Mota, especialista no preparo de drinks clássicos e coquetelaria contemporânea. Ao todo, são oito opções de drinks para cativar os paladares mais sofisticados, dentre eles estão:

Santo Sway:composto por xarope de capim santo, sumo de limão e água de coco, criando uma experiência refinada;

Passion:a fusão de maracujá e gengibre, com um toque de pimenta e tônica para um final picante;

Hibiscus Bliss:possui notas florais de xarope de rosas que se entrelaçam com as notas cítricas do sumo de limão, enquanto a água tônica adiciona um toque efervescente;

Zenith:bebida suave que combina a doçura da melancia com o toque cítrico do limão e a picância sutil do gengibre, finalizado com uma flor de manjericão e zest de limão;

Basilique:composto pela combinação de folhas de manjericão, gengibre e sumo de limão, junto à efervescência da água tônica. Flores de manjericão e lascas de limão desidratadas completam esse elixir;

Rúcula Zen:combina os sabores da rúcula com a acerola, complementadas pela acidez cítrica do sumo de limão e a suavidade da água de coco. Ele é decorado com folhas de rúcula e flor de berinjela;

Pepino Zephyr:mistura de pepino, limão e água de coco, destacada pelo zest de pepino que acrescenta uma nota única;

Chá Zen:fusão aromática, que combina xarope de sabugueiro, sumo de limão, água com gás e chá-preto. O drink é decorado com limão desidratado e flor de coentro.

“A carta de drinks sem álcool é uma oportunidade de explorar novas técnicas, texturas e aromas, desafiando as expectativas do público e abrindo um mundo de possibilidades dentro da mixologia. Ao criar drinks não alcoólicos, podemos utilizar ingredientes frescos, sazonais e locais, valorizando a riqueza da gastronomia e proporcionando uma experiência sensorial única”, conclui Mirela Mota.