Evento visa incentivar a leitura e conscientização ambiental entre os pequenos

Na próximaterça-feira, dia 18, a partir das16h, aCasa de Bambas, em Cordovil, será palco de uma animada contação de histórias para crianças, com a leitura do livro “Suvaco. O Oceano e Uma Viagem no Tempo”. A iniciativa, além de promover a prática da leitura de forma divertida, distribuirá 150 exemplares da obra entre os pequenos participantes. Interessados podem se inscrever para o evento, que promete ser um marco na educação cultural e ambiental das crianças da comunidade.

A Casa de Bambas é um projeto comunitário dedicado a promover a educação por meio da cultura. Com essa nova ação, a instituição busca aproximar as crianças do universo lúdico da leitura, despertando nelas o interesse e a paixão pelos livros. O livro escolhido para a contação, “Suvaco. O Oceano e Uma Viagem no Tempo”, aborda a importância do cuidado com o oceano e o meio ambiente, apresentando dois desfechos possíveis, dependendo das atitudes humanas em relação ao oceano nos próximos anos.

Janaina Benvindo, uma das gestoras da Casa de Bambas, destaca a relevância de iniciativas que estimulam o intelecto das crianças, ajudando a formar cidadãos mais conscientes e responsáveis no futuro. “Na Casa de Bambas, desenvolvemos um forte trabalho cultural, com aulas de Capoeira, Dança, arte, dentre outras manifestações artísticas. Estamos sempre abertos à comunidade, promovendo inclusão social e empoderamento local. Desejamos enriquecer a vida dos participantes, além de fortalecer a comunidade como um todo, criando laços e promovendo valores essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e consciente. Todos são convidados”, comenta Janaina.

A Importância de Incentivar a Leitura na Infância

Iniciativas como a da Casa de Bambas são fundamentais para a formação educacional e social das crianças. Estimular a leitura desde cedo desenvolve habilidades cognitivas essenciais, como a capacidade de concentração, interpretação e expressão verbal. Além disso, a leitura expande o vocabulário, melhora a escrita e incentiva a criatividade e a imaginação.

A contação de histórias, em particular, oferece um momento de conexão e aprendizado coletivo, onde as crianças podem compartilhar experiências e reflexões sobre o conteúdo lido. No caso do livro “Suvaco. O Oceano e Uma Viagem no Tempo”, o enfoque na preservação ambiental e na responsabilidade coletiva traz uma mensagem crucial para as novas gerações, que serão as guardiãs do nosso planeta no futuro.

A distribuição de livros promete um impacto duradouro, proporcionando acesso a materiais de leitura para crianças que, muitas vezes, não teriam essa oportunidade. É uma forma de democratizar a cultura e o conhecimento, promovendo igualdade e inclusão.

Serviço:

Dia: 18 de junho

Horário:16h

Local:A Casa de Bambas

Endereço:Estrada do Porto Velho, 199 Cordovil – Rio de Janeiro – RJ

Acesse o site e conheça mais sobre A Casa de Bambas:https://acasadebambas.org/