Nos últimos anos, a transformação foi significativa no mercado editorial, com as mulheres emergindo como as principais leitoras protagonistas, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo. Este fenômeno não apenas redefine o perfil do leitor contemporâneo, mas também molda as tendências e direções da indústria literária.

Na pesquisa“Panorama do Consumo de Livros”, encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e realizada no fim de 2023 pela Nielsen BookData, aponta que as mulheres são as que mais leem no país, com 57%.

Esse número se manteve constante desde 2012, no levantamento realizado ano a ano pelo IBGE, com as mulheres se mantendo à frente dos homens.

Além disso, o engajamento das mulheres com a literatura vai além da simples compra de livros. Elas também desempenham papéis cruciais como influenciadoras, recomendando e compartilhando obras com suas redes sociais, promovendo discussões significativas e ampliando o alcance de diversos gêneros e autores.

“Vemos o destaque feminino em nossa editora – 80% dos nossos compradores são mulheres. Nossas maiores difusoras na internet também são mulheres. Isso se fortaleceu muito nos últimos anos, mas com certeza esse público tem gostos próprios, são mais sensíveis”, afirma Junior Rostirola, fundador da Editora Vélos e autor do devocional “Café com Deus pai”, líder de vendas no Brasil com mais de 2,2 milhões de cópias vendidas.

Neste contexto, o Dia das Mães se apresenta como uma oportunidade especial para o mercado editorial. “Aguardamos um grande volume de vendas nesta data e nos preparamos para isso. É uma ocasião para homenagear não apenas as mães, mas todas as mulheres que enriquecem nossas vidas com suas histórias, perspectivas e contribuições”, continua o autor.

“Café com Deus Pai” foi considerado o livro mais vendido no país em 2022, 2023 e 2024, mantendo-se ainda no topo da lista dos mais vendidos em inúmeras plataformas e mais lido do país.

O livro se tornou um fenômeno editorial do mercado brasileiro, inclusive pelas mãos de mulheres que repercutiam diariamente as mensagens dos livros na internet. Somente no TikTok, “Café com Deus pai” foi citado mais de 10 mil vezes, com indicações de trechos dos livros e leitores mostrando a rotina ao abrir o livro de manhã, pegar um café e “ouvir” a palavra do dia.

Segundo números da própria editora, a edição mais recente da obra já vendeu mais de 2,2 milhão de cópias desde seu lançamento, em agosto de 2023. Com isso, a obra ocupa com folga a primeira posição entre os livros mais vendidos no país, segundo ranking da PublishNews, que contabiliza as vendas das principais livrarias e editoras brasileiras. Há também as versões “kids” (para crianças) e “teens” (para adolescentes) da publicação.

Site Oficial:https://store.cafecomdeuspai.com/

Instagram Oficial:@cafecomdeuspai

Sobre o Livro

Através de devocionais diários, o leitor é convidado para um encontro com Deus que, além de ensinar um novo modo de apreciar uma xícara de café, mostrará como a vida também pode ser saboreada.

Sobre o autor:

Junior Rostirola é pastor sênior da Igreja Reviver e lidera uma comunidade cristã socialmente relevante com extensões no Brasil e Haiti. Bacharel em Teologia e pós-graduado em Teologia Bíblica, Junior é autor do best-seller Café com Deus Pai, o livro que ganhou o coração dos leitores e que propõe uma jornada diária fascinante, indicado pela Revista Veja e Publishnews como o livro mais vendido do Brasil no ano de 2023 e 2024.