O2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que será realizado de 7 de junho a 28 de julho, reunirá os melhores restaurantes localizados em cidades serranas para mostrar a diversidade gastronômica da região. O evento, que será realizado nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, servirá para traduzir a essência da comida regional tipicamente caipira.

Na edição do ano passado o evento reuniu 72 restaurantes e similares em 29 municípios dos três estados, tornando-se o maior festival do gênero na Mantiqueira, tanto em duração (dois meses) como em número de participantes. Para 2024 a organização espera um crescimento de 20%. As inscrições estão abertas e podem ser acessadas por meio dosite oficial do evento.

Para a edição 2024, os estabelecimentos gastronômicos estão caprichando nos pratos que estarão na Sabores da Montanha. Um deles, oRestaurante Filadelfo, que irá estrear no evento, criou um prato bem regional como forma de valorizar a gastronomia típica da região.

Localizado na cidade paulista de Queluz, bem no alto da serra, na divisa com Itamonte (MG), o restaurante participará do evento com o prato “À lá Moda da Saudade”, criado pela Chef Cristina Mendes, que traz arroz, couve e carne de porco. Acompanha, separadamente, tutu e bolinho de mandioca.

Para preparar a iguaria, a Chef utilizou como ingredientes o arroz branco, couve refogada na banha de porco, bolinho de mandioca, tutu de feijão carioquinha com torresmo frito e carne de porco de lata (feita e conservada na própria banha). De sobremesa, um tradicional pé de moleque.

Não muito longe de Queluz, a cerca de 60km de distância, está o distrito de Visconde de Mauá, já no estado do Rio de Janeiro, É de lá que oRestaurante Rosmarinus, que renovou o passaporte para participar do evento neste ano, preparou uma das iguarias mais conhecidas e cobiçadas de regiões serranas, a truta.

Criada pelo Chef Julio Buschinelli, a Truta Al Creme de Limone vem com um filé de truta grelhado al limone, acompanhado de tagliolini e mirepoix de legumes. Um prato que combina com o outono e o inverno, as duas estações em que o festival será realizado.

Aproveite e peça um excelente vinho na variada carta da casa para harmonizar com o prato, que poderá ser saboreado em meio a um ambiente cercado por muita natureza, a som das águas de uma cachoeira passa ao lado da propriedade.

A exemplo do ano passado, poderão participar nesta edição, além de restaurantes, os gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, vinícolas, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha.

O 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem patrocínio deSun Mobi Energia Solar,GWM MotorseTurismo Sul de Minas, com apoio deBaresSP,Hotel4You,ReservaeHora Campinas.

Valorização da gastronomia regional

O principal objetivo do 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha é divulgar e valorizar a rica gastronomia regional, observando a utilização de insumos encontrados na região, por meio de produtores locais. Portanto, não haverá premiações.

O evento será indoor, ou seja, apenas entre os restaurantes, e reunirá os principais nichos da gastronomia.

O modelo possibilita que os estabelecimentos participantes possam ter o controle da qualidade de seus produtos e da segurança alimentar, além de poder ampliar a possibilidade de fidelização dos clientes (ainda que sazonais), atrair novos clientes para conhecer a gastronomia de cada estabelecimento e aumentar o ticket médio, além de possibilitar o uso da própria estrutura desses lugares.

Isso também oferece comodidade aos clientes, que têm à disposição a estrutura básica como banheiros, estacionamentos, etc.

2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha

Data: 7 de junho a 28 de julho de 2024

Local: Estabelecimentos gastronômicos das cidades participantes

Informações / Inscrições:www.saboresdamontanha.com.br

Telefone: (11) 9 3279-5275

Instagram:@saboresdamontanha_br