O artista apresenta a mostra fotográfica “Rio de Cidades”, que fica em cartaz até 2 de junho

O fotógrafo Luiz Baltar inaugurou, neste sábado (9), a exposição individual “Rio de Cidades”, na Galeria do Sesc Nova Iguaçu. A Marcia Mello, curadora da exposição, e o artista visual receberam Dante Gastaldoni, jornalista, cientista social, produtor cultural e sócio-proprietário da Engenho Arte e Cultura; Évlen Joice Lauer Bispo, sócia-proprietária da Engenho Arte e Cultura; João Paulo Ovídio, curador, educador e editor de publicação cultural independente; Débora Oliver, influenciadora digital e palestrante; Aercio Barbosa de Oliveira, coordenador de projetos da organização não-governamental Fase; Fernanda Sánchez, professora e pesquisadora da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF); Ísis Vieira, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/UFRJ); Thiago Diniz, fotógrafo, e outros amantes da cultura e das artes visuais.

Paula Zarth, Luiz Baltar, Évlen Joice Lauer Bispo, Dante Gastaldoni e Marcia Mello. Créditos Renan Otto.

Composta por uma seleção cuidadosa de obras, a mostra propõe um diálogo íntimo entre idealização e realidade. Por meio de suas colagens digitais, Baltar retrata as tensões e conflitos urbanos, desafia as convenções artísticas e convida os visitantes a explorar novas perspectivas da vida urbana.

Durante a tarde de celebração, os convidados puderam mergulhar nas séries “Anomia” e “Fluxos”, que transmitem uma visão crítica e provocativa da cidade, oferecendo novos cartões-postais aos cariocas. Ao unir arte e reflexão social, o artista visual convida o público a questionar a idealização da cidade e a enxergar o Rio de Janeiro em sua complexidade e diversidade.

A exposição, que foi contemplada pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar na categoria Artes Visuais, permanecerá em exibição até 2 de junho.

De mimo, os convidados do vernissage receberam obras do anfitrião em formato de cartão-postal.

“Foi emocionante ver tantas pessoas se envolvendo com as obras e refletindo sobre as questões que abordamos”, comemorou Luiz Baltar, satisfeito com a grande circulação de pessoas pelo espaço.

“Eu acompanho o trabalho do Luiz Baltar há 14 anos e já fizemos muitas exposições juntos. Dessa vez é uma exposição ainda mais especial. ‘Rio de Cidades’ é um trabalho muito curioso, instigante, rico e comprometido”, enfatizou Marcia Mello.

Confira um pouco da exposição e de quem passou pelo vernissage nas fotos de Renan Otto.