Principais editoras incluíram na promoção 104 obras literárias que estão sendo lançadas neste fim de ano. Se levar dois livros, consumidor ganha uma ecobag
Numa parceria inédita, 11 das principais editoras do país se uniu a uma rede de livrarias para oferecer descontos de 20% nos preços de capa de livros que estão sendo lançados neste fim de ano. Ao todo, o consumidor encontrará as promoções em 135 pontos de venda no país, em diversas regiões, durante os dias 11, 12 e 13 de dezembro, na chamada “Super Sexta”. Os descontos são uma das ações da campanha #tudocomeçanalivraria, que tem o apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
As editoras são a Companhia das Letras, Record, Rocco, Sextante, Globo, Harper Collins, Intrínseca, Melhoramentos, Planeta, Mundo Cristão e Gente. Na outra ponta, as livrarias da Travessa, Martins Fontes, Leitura, Livraria da Vila, Loyola e Curitiba. Entre os 104 livros que entrarão na promoção estão “Uma Terra Prometida” (Barack Obama, da Companhia das Letras), “Memórias” (Xuxa Meneghel, da Editora Globo), “Vamos Sonhar Juntos” (Papa Francisco, Intrínseca), “Me Poupe – edição atualizada” (Nathalia Arcuri, Sextante) e “Mulheres de Minha Alma” (Isabel Allende, Editora Rocco).
Clientes que forem às livrarias e adquirirem dois livros da promoção ganharão uma ecobag com a marca “Sextou”, em alusão à campanha.
A #tudocomeçanalivraria tem como objetivo reforçar o protagonismo das livrarias como ponto de conexão entre livreiros, autores, editores, distribuidores e leitores e foi inspirada num movimento internacional para atrair visitantes às livrarias físicas e espaços culturais.
“O fim de semana de descontos é um convite para a volta às livrarias físicas nesta época de fim de ano, onde ocorre a maior parte dos lançamentos do mercado editorial. Mas a livraria também deve ser entendida como um ponto de encontro e de prazer da leitura”, afirma o presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Vitor Tavares.
Como mostra o Painel de Varejo de Livros do Brasil, da Nielsen, as vendas de livros vêm se recuperando mês a mês em 2020, após o fechamento das livrarias por conta da pandemia da Covid-19. Em outubro, as vendas de livros superaram em 25,87% o registrado no mesmo período do ano passado. De acordo com a pesquisa “Produção e vendas do setor editorial brasileiro”, de 2019, normalmente as livrarias respondem por praticamente metade das vendas de livros no país.