De aplicativos de realidade aumentada a hackatons (ou maratonas de programadores), a empresa investe em tecnologias capazes de aprimorar a experiência de compra.

A inovação digital se tornou uma premissa para a L’Oréal Brasil conquistar mais consumidores e se manter competitiva no mercado brasileiro de beleza e cuidados pessoais. O investimento em novas tecnologias permite que a marca otimize processos internos, reduza custos e redirecione tempo e orçamento para outras áreas. Essa estratégia também reflete em um contato mais abrangente com seu público-alvo, que tem a oportunidade de conhecer novas experiências de compra.

Paula Costa, chief marketing officer da L’Oréal Brasil

“A L’Oréal vem investindo pesadamente em novas tecnologias e sistemas como ferramentas para dispositivos móveis, gestão de relacionamento com o cliente, monitoramento de mídias sociais e e-commerce. Vemos estes investimentos como essenciais para a aceleração digital, que hoje é uma das prioridades do grupo no mundo”, afirma Paula Costa, chief marketing officer da L’Oréal Brasil.

Um exemplo dessa orientação foi a primeira edição do Beautyhack, uma competição de startups, realizada em março deste ano, para o desenvolvimento de aplicativos com potencial para serem usados em projetos estratégicos da empresa.

Os desafios incluíram o uso do programa Dermaclub na rotina do consumidor de dermocosméticos; a difusão de informações e o engajamento de profissionais de salão de beleza com as marcas L’Oréal Professionnel, Kerástase, Redken, Matrix e Essie; o desenvolvimento de uma experiência de compra assistida de produtos Maybelline feita por celulares, tablets e computadores; e o incentivo ao uso dos produtos de luxo do Grupo L’Oréal, explorando ocasiões especiais.

Das 120 startups inscritas, quatro projetos foram selecionados e seus criadores ganharam viagens ao Vale do Silício, que incluem visitas à sede do Google e do Facebook. A NeoMode, empresa vencedora, recebeu R$ 100 mil para o desenvolvimento efetivo do aplicativo Maybeonlline, que integra os pontos de venda online e offline da linha de maquiagens em uma única plataforma.

Segundo Costa, o suporte de tecnologia está sendo revolucionado na empresa. “Desde sistemas de suporte a vendas e promotores, passando pela forma como gerimos informações internas, como nossos investimentos de mídia, temos diversos exemplos em que a tecnologia está sendo usada para otimizar nossos processos e garantir que as pessoas tenham mais acesso a informação em tempo real”, completa.

A matriz europeia também está traçando um caminho semelhante com o aplicativo de realidade aumentada Makeup Genius, desenvolvido pela L’Oréal Paris. Com ele, a consumidora aplica maquiagem virtualmente e consegue visualizá-la no celular. Assim, ela pode testar os efeitos dos produtos no rosto e compartilhar o resultado antes mesmo de comprar os produto.


Fonte: Brazil Beauty News