Sob a coordenação dos professores André Luiz Fischer, Joel Souza Dutra e Wilson Aparecido Costa de Amorim, Remuneração e recompensas faz parte da Coleção Progep-FIA de Recursos Humanos que a Campus/Elsevier está lançando. O livro aborda a forma como as pessoas são valorizadas pelas organizações e como o processo de valorização pode interferir na gestão de pessoas como um todo nas empresas.

Este primeiro volume da coleção organiza, de forma sintética, o conhecimento dos autores no campo da remuneração e recompensas e pretende explorar aspectos que contribuam para as organizações aperfeiçoarem seus processos de valorização, de modo a aumentar sua capacidade de atrair, reter, desenvolver e mobilizar profissionais em torno de seus objetivos. A obra aponta como os padrões internos de equidade tornam-se fundamentais para estabelecer critérios de recompensa mais duradouros e que criem para as pessoas um ambiente de segurança e justiça.

A valorização das pessoas e, em particular, a remuneração, é uma preocupação central na maioria das empresas hoje em dia. A forma de pensar a remuneração em um ambiente de disputas acirradas por pessoas é muito delicada, havendo uma forte tentação de elevação inconsequente da remuneração sem que haja antes uma reflexão estratégica das formas de recompensar as pessoas.

“Ao se estabelecer uma reflexão mais atenta sobre as formas de valorizar os profissionais, verifica-se a efetividade de diferentes combinações nas políticas e práticas de gestão de pessoas na tração, retenção e mobilização de pessoas, como, por exemplo: velocidade na carreira e desenvolvimento versus remuneração; remuneração não financeira versus remuneração financeira ou remuneração variável versus remuneração fixa. Essa reflexão mais atenta possibilita que a organização tire partido do ambiente mais competitivo para racionalizar sua massa salarial”, explicam os autores.

A Coleção Progep-FIA de Recursos Humanos é mais um passo na longa trajetória de produção de conhecimento e reflexão crítica sobre a gestão de pessoas no Brasil. Seu principal objetivo é compor uma base bibliográfica consistente e atualizada sobre as disciplinas inerentes ao tema, tornando-se uma referência para cursos de graduação, pós-graduação, MBAs e cursos de especialização profissional.