A nova classe média se tornou em 2011 a classe social
que mais gasta no Brasil. Para verificar quais marcas se beneficiaram
com o crescimento do consumo, o instituto Data Popular realizou um
levantamento que identificou as marcas “do coração” da classe C. A
pesquisa divulgada nesta quarta-feira apontou que a Nestlé é a
preferida, sendo citada por 4,1% dos entrevistados, seguida por Samsung
(3,9%) e Adidas (3,7%).
O levantamento também mostrou que a
classe C diversificou os produtos no momento da compra. Em 2001, o
carrinho de compras da classe média possuía em média 27 produtos
diferentes, ante 42 produtos neste ano. De acordo com o Data Popular,
54% dos entrevistado se preocupam com a marca dos alimentos, 47% levam
em conta a empresa na hora de comprar computadores, 45% antes de
adquirir o automóvel e 41% em eletrônicos. Em contrapartida, apenas 37%
dos entrevistados afirmaram dar atenção à marca dos sapatos.
Os
dados também mostraram uma diferença entre o gosto dos homens e das
mulheres da nova classe média. Enquanto as marcas preferidas dos homens
são as esportivas e de eletrônicos, as das mulheres são de alimentos,
roupas e cosméticos. A pesquisa foi realizada com 22 mil pessoas em 153
cidades de todos os Estados do País.
Segundo o instituto, a
classe média brasileira cresceu de 42% da população em 2004 para 53,9%
em 2011, ganhando parte dos antigos pertencentes à Classe D, que
apresentou declínio de 41,3% para 31,1% no mesmo período. O crescimento
no número de pessoas na classe C impulsionou as compras, fazendo com que
a nova classe média atingisse R$ 1,03 trilhão em consumo no ano passado
– uma evolução de 228,3% nos gastos com produtos e serviços entre 2004 e
2011.