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    Home»Negócios»Comunicação e empatia moldam a gestão de pessoas moderna

    Comunicação e empatia moldam a gestão de pessoas moderna

    23/04/2025Nenhum comentário Negócios
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    *Por Samantha Salese

    Empresas que investem em comunicação assertiva e empatia constroem ambientes mais colaborativos, engajados e produtivos.

    A gestão de pessoas está em constante transformação, e duas habilidades fundamentais ganham destaque nesse cenário: a comunicação assertiva e a empatia. Com o aumento da valorização de ambientes colaborativos e respeitosos, líderes que se expressam de forma clara e se conectam genuinamente com suas equipes se tornam essenciais para o sucesso das organizações.

    Dados da consultoria Gallup mostram que 70% dos colaboradores se sentem mais engajados quando recebem comunicações claras e transparentes de seus líderes. A pesquisa da McKinsey de 2023 também reforça o impacto direto na retenção de talentos, apontando que empresas com boa comunicação interna têm 20% mais chances de manter seus profissionais.

    Samantha Salese

    Além disso, a empatia tem sido cada vez mais valorizada, principalmente entre as gerações mais jovens. Um levantamento da PwC revelou que 79% dos jovens profissionais priorizam ambientes de trabalho empáticos ao escolher uma nova oportunidade. Essa abordagem favorece relações mais humanas, com respeito, acolhimento e escuta ativa.

    Para alcançar esse cenário positivo, empresas podem investir em ações como:

    • Treinamentos de comunicação para todos os níveis;
    • Dinâmicas de troca de papéis, para ampliar a compreensão entre colegas;
    • Rodas de conversa sobre vida pessoal e profissional;
    • Programas de mentoria e feedback contínuo;
    • Canais de suporte emocional e escuta ativa.

    A linguagem clara, o respeito aos sentimentos dos outros e a disposição para ouvir e aprender são atitudes que constroem um ambiente de confiança e cooperação. Com isso, o resultado é uma equipe mais engajada, produtiva e satisfeita.

    No presente — e no futuro — o diferencial das empresas estará em sua capacidade de se comunicar com empatia, promovendo relações profissionais saudáveis e ambientes de trabalho mais felizes.

    Samantha Salese é Diretora de Gente e Gestão na Propay, uma das principais empresas de produtos, serviços e tecnologias do Brasil com foco em RH.  

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