Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, 23 de maio 2025
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    • Beleza
    • Carnaval
    • Cultura
    • Economia
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Social
    • Turismo
    • + MAIS
      • Esportes
      • Famosos
      • INTERNACIONAL
      • Música
      • Negócios
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • TV
    Alex Ferraz
    Home»Negócios»Comunicação e empatia moldam a gestão de pessoas moderna

    Comunicação e empatia moldam a gestão de pessoas moderna

    23/04/2025Nenhum comentário Negócios
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
    Design,,Project,Management,And,Tablet,With,Team,Of,Business,People

    *Por Samantha Salese

    Empresas que investem em comunicação assertiva e empatia constroem ambientes mais colaborativos, engajados e produtivos.

    A gestão de pessoas está em constante transformação, e duas habilidades fundamentais ganham destaque nesse cenário: a comunicação assertiva e a empatia. Com o aumento da valorização de ambientes colaborativos e respeitosos, líderes que se expressam de forma clara e se conectam genuinamente com suas equipes se tornam essenciais para o sucesso das organizações.

    Dados da consultoria Gallup mostram que 70% dos colaboradores se sentem mais engajados quando recebem comunicações claras e transparentes de seus líderes. A pesquisa da McKinsey de 2023 também reforça o impacto direto na retenção de talentos, apontando que empresas com boa comunicação interna têm 20% mais chances de manter seus profissionais.

    Samantha Salese

    Além disso, a empatia tem sido cada vez mais valorizada, principalmente entre as gerações mais jovens. Um levantamento da PwC revelou que 79% dos jovens profissionais priorizam ambientes de trabalho empáticos ao escolher uma nova oportunidade. Essa abordagem favorece relações mais humanas, com respeito, acolhimento e escuta ativa.

    Para alcançar esse cenário positivo, empresas podem investir em ações como:

    • Treinamentos de comunicação para todos os níveis;
    • Dinâmicas de troca de papéis, para ampliar a compreensão entre colegas;
    • Rodas de conversa sobre vida pessoal e profissional;
    • Programas de mentoria e feedback contínuo;
    • Canais de suporte emocional e escuta ativa.

    A linguagem clara, o respeito aos sentimentos dos outros e a disposição para ouvir e aprender são atitudes que constroem um ambiente de confiança e cooperação. Com isso, o resultado é uma equipe mais engajada, produtiva e satisfeita.

    No presente — e no futuro — o diferencial das empresas estará em sua capacidade de se comunicar com empatia, promovendo relações profissionais saudáveis e ambientes de trabalho mais felizes.

    Samantha Salese é Diretora de Gente e Gestão na Propay, uma das principais empresas de produtos, serviços e tecnologias do Brasil com foco em RH.  

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Veja também...

    Yago Lopes inspira empreendedores na Expo Panificação Tanguá

    15/05/2025

    Rodrigo Caldevilla é o novo gerente de bancassurance da MAPFRE

    11/05/2025

    Celebrante Elaine Monteiro será homenageada na Premiação Quality Pro – ‘Festas & Eventos 2025’

    04/05/2025

    Comments are closed.

    Últimas Notícias
    • DILSINHO CANTA “XUXU” COM A FILHA E EMOCIONA INTEGRANTES DA BANDA FILHOS DE JORGE
    • Montagem de Câmara Frigorífica Eficiente
    • Dj Di Carvalho anuncia single “Blah Blah Blah!”, feat com a drag queen Megam Scott
    • Exposição reúne artistas em evento no Santa Teresa RJ
    • LENVIE relança linha URBAN com fragrâncias autorais inéditas
    • Maria Braz brilha no Baile da amfAR 2025 — E nos inspira a cuidar de nós mesmos!
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    © 2025 Alex Ferraz.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.