Maior rede brasileira de franquias de chás inova ao reunir, em formato inédito, novos produtos e experimentação em loja
“O Brasil está entre os três países líderes globais de higiene e beleza em 2023, mas são poucas as possibilidades para quem deseja investir em um negócio do segmento”, diz Eduardo Caldeira, CEO da Moncloa, maior rede de chás e rituais de bem-estar do país e que entra no nicho de autocuidado e aromaterapia com a expansão do portfólio e reformulação de lojas. O dado que Caldeira se refere foi divulgado pela Euromonitor International, que coloca o país entre os que crescem acima da média global e tem a possibilidade de superar US$ 773 bilhões em vendas de 2023 a 2028, acumulando um crescimento em torno de 35,7%.

Para entrar em um mercado que já é consolidado, 28 produtos de aromaterapia e 36 de autocuidado com fórmulas proprietárias foram criados, além da reformulação da estrutura das lojas e pesquisas sobre o comportamento de consumo dos clientes da rede. “O mercado de franquias é pujante, mas entrar e permanecer é um verdadeiro desafio. Olhamos para dentro e entendemos que temos um histórico de 10 anos como líderes do segmento para analisar e compreender em qual momento da rotina os nossos chás estão inseridos. Envolvemos mais de 350 clientes em uma pesquisa, descobrimos que nossos produtos estão associados a momentos de autocuidado, entretenimento, reflexão e socialização. Como se o chá estivesse atrelado a um dos atributos mais valiosos dos últimos anos: o tempo de qualidade. E é nele que queremos estar ainda mais presentes”, diz Caldeira.
A loja escolhida para iniciar a nova fase da marca está localizada em Curitiba, no shopping Pátio Batel. A operação de 30m2 mudou o layout em agosto e aumentou 20% do faturamento já no primeiro mês. A reestruturação visa proporcionar aos clientes a mesma experiência dos chás, só que em mais duas categorias: autocuidado e aromaterapia. “Além de expandir a experiência Moncloa aos clientes com produtos que se complementam, apresentamos ao mercado de franquias uma opção de investimento que já agrega expertise de uma década. Em 2025 devemos chegar em R$ 22 milhões de faturamento e com o crescimento da demanda pelos consumidores, existe muito espaço para quem consegue agregar qualidade e posicionamento”, pondera o CEO que diz pretender atingir 150 operações do formato nos próximos cinco anos.

As novas lojas passam a ter uma cuba de experimentação no centro, na qual os clientes podem utilizar todos os produtos e combinar os chás com outras opções que agregam uma experiência completa. Ainda estão em desenvolvimento 30 novos produtos que devem entrar no portfólio nos próximos meses, todos com formulações proprietárias e criados para envolver em três pilares: tato, com texturas leves, naturais e confortáveis; olfato, com aromas únicos; paladar, com os blends que os admiradores da marca já conhecem. Todas as linhas são feitas com alto grau de naturalidade, são veganas, cruelty-free e sem parabenos e sulfato.
“Criamos produtos para apoiar nossos consumidores, principalmente as mulheres que atualmente representam nosso maior público. Todo mundo está cobrando algo da mulher hoje em dia: da beleza ao desempenho familiar e profissional. A Moncloa quer ser inclusiva no ritual de autoconhecimento, entendendo o valor de olhar para si. Por isso os produtos não têm o objetivo de corrigir imperfeições, mas cuidar de tudo que já existe com os melhores e mais selecionados ingredientes do mercado”, reflete Eduardo Caldeira.

Atualmente a rede tem 22 unidades, sendo seis lojas próprias. As próximas cidades a receberem o novo modelo de loja são Florianópolis (SC) e Cascavel (PR). Todos os produtos são fornecidos pela marca que atualmente tem 400 SKUs. De acordo com o estudo do Global Wellness Institute (GWI), feito com a AG7, “A Economia Global do Bem-Estar: Brasil”, o Brasil movimentou aproximadamente US$ 96 bilhões (5% do PIB) do país no nicho entre 2020 e 2022.
Sobre a Moncloa:
A Moncloa é a maior rede brasileira de chás e rituais de bem-estar. Precursora no segmento de chás e blends, a marca expande o portfólio de produtos, agregando autocuidado e aromaterapia para uma experiência multissensorial completa, entre óleos essenciais, home spray, hidratantes, esfoliantes, sabonetes e escalda pés. Todas fórmulas são proprietárias, assim como os aromas, e agregam design e exclusividade para momentos singulares. Os produtos possuem alto grau de naturalidade e são veganos, cruelty-free e livres de parabenos e sulfato. Conheça mais: https://www.moncloa.com.br/