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    Home»Notícias»Tecnologia»10 tendências para guiar estratégias de CX em 2025

    10 tendências para guiar estratégias de CX em 2025

    07/01/2025Nenhum comentário Tecnologia
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    Luiz Camargo, vice-presidente da NICE para a América Latina

    O Customer Experience (CX) segue em transformação acelerada, impulsionado pelas novas tecnologias, especialmente pela inteligência artificial (IA). Essa evolução exige foco e visão por parte das empresas para que suas operações de atendimento a clientes se mantenham na liderança, tanto na percepção do mercado quanto em resultados reais de negócios.
     

    Luiz Camargo, vice-presidente da NICE para a América Latina

    Pensando nesse cenário, a NICE, empresa líder em soluções de software para a experiência do cliente e Inteligência Artificial, oferece insights essenciais para guiar a estratégia de CX das empresas em 2025. Confira as 10 principais tendências que moldarão o futuro das interações com os clientes, na visão da NICE:

    1. CX não é apenas parte do negócio – é o próprio negócio: o sucesso do negócio está diretamente ligado à qualidade da experiência do cliente. Empresas que lideram em CX superam seus concorrentes no desempenho financeiro. Elevar o CX a uma prioridade dos seus executivos e alinhar todas as áreas nesse objetivo é requisito para aumento da fidelização e da participação de mercado.
       
    2. A IA vai afetar 100% das funções relacionadas a CX até 2026: a IA está revolucionando o CX ao capacitar funcionários com “copilotos” de IA que ampliam suas habilidades e eficiência operacional para proporcionar uma experiência de cliente mais eficaz.
       
    3. Estratégia proativa será dominante: o engajamento proativo está se tornando essencial para CX. As empresas estão utilizando análises preditivas para antecipar as necessidades dos clientes, garantindo uma experiência mais fluida e melhorando a eficiência operacional.
       
    4. A distância entre líderes e retardatários de CX está crescendo: organizações que conseguem atender de forma consistente as expectativas dos clientes estão ampliando sua liderança. Melhorar o sentimento do cliente antes, durante e depois de cada interação é essencial para garantir lealdade e uma experiência positiva.
       
    5. Convergência entre gestão do conhecimento e gestão de IA: a integração de IA com bases de conhecimento vetorizadas está resolvendo o problema de “alucinações” de IA, garantindo interações mais precisas e confiáveis com os clientes.
       
    6. Ascensão dos assistentes virtuais autônomos: agentes de IA autônomos estão redefinindo o trabalho em CX. Essas ferramentas são capazes de realizar tarefas complexas de forma independente, colaborando com humanos para otimizar operações e aumentar a eficiência.
       
    7. CX bem-sucedida é digital-first, mas não somente digital: embora a digitalização seja fundamental, o toque humano continua sendo indispensável em situações complexas. A integração entre atendimento por bots e por humanos oferece uma experiência completa e personalizada.
       
    8. O valor da IA será medido em resultados, não promessas: empresas visionárias já estão obtendo retornos tangíveis com a IA em CX. Iniciar com projetos de IA de baixo risco e alto impacto, como a automatização de resumos das interações, pode pavimentar o caminho para maiores ganhos.
       
    9. PMEs prosperam com a convergência de UCaaS e CCaaS: pequenas e médias empresas estão se beneficiando da integração de soluções de comunicação e atendimento ao cliente em uma única plataforma, reduzindo custos e melhorando a eficiência operacional.
       
    10. Novos KPIs de CX centrados em IA surgirão em 2025: com a IA assumindo um papel central em CX, novos indicadores de desempenho focados na eficácia da IA, como taxas de resolução assistida por IA e satisfação do cliente com interações automatizadas, se tornarão essenciais. Empresas devem adotar a observabilidade da IA para medir o ROI de forma eficiente.

    Essas tendências mostram a necessidade de as empresas adaptarem suas estratégias de CX para aproveitar o potencial completo das tecnologias e garantir as melhores experiências para seus clientes. “Alinhar as iniciativas de CX às necessidades em constante evolução dos consumidores é a chave para garantir que sua empresa não apenas acompanhe o ritmo do mercado, mas lidere o caminho na entrega de experiências excepcionais”, finaliza Luiz Camargo, vice-presidente da NICE para a América Latina.
     

    Para mais informações, acesse: Link.

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