A Galeria Aymoré recebe nos dias 26, 27 e 28 de julho o espetáculo “Pé do Ouvido”, de Stella Brajterman. Poesia cênica baseada no livro homônimo de Alice Sant’anna, a obra fala sobre o perambular de uma mulher em um país estrangeiro, que a obriga a se reinventar e traduzir para o outro.
O livro-poema, escrito por uma das mais destacadas representantes da nova poesia brasileira acompanha, em suas 50 páginas, os pensamentos, elucubrações, memórias da personagem. Na apresentação de Stella, o contar lírico ganha fluidez através do movimento/dança da protagonista.
O projeto endereça novos rumos a uma pesquisa iniciada em maio de 2018, realizando uma inter-relação entre a arte da performance, a dança, a música e a leitura-experimentação. A ideia é promover a poesia brasileira e gerar encontro entre os leitores do gênero de forma criativa e sensível. No espetáculo, o espectador é posicionado no centro do espaço físico, de maneira que a ação da performer ocorra em volta dele.
“Pé do Ouvido abre essa pesquisa ao público querendo perceber como o olhar do espectador vai interferir nas direções dessa pesquisa e no resultado dessa experiência, fruto de um ano e meio de estudos”, conta Stella.
A performance já foi apresentada no Laban Rio, no evento “Quatro por Quatro”, sob a curadoria de Regina Miranda (coreógrafa, diretora teatral e analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, LIMS NYC e Diretora Artística do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e do Centro. Agora chega à Glória, ocupando o casarão histórico da Villa Aymoré.
Sobre a artista:
Stella Brajterman é performer, atriz, poeta e dramaturga. Atualmente, desenvolve pesquisa em dança contemporânea. Formada em Licenciatura em Artes cênicas na UNIRIO e em cinema pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro.
Ficha Técnica:
Texto: Alice Sant’anna
Criação e interpretação: Stella Brajterman
Cenário e intérprete: Rodney Wilbert
Direção de Produção: Petci Pedron
Iluminação e intérprete: Lívia Ataíde
Pé do Ouvido:
Data: 26 e 27 de julho, às 20h/ 28 de julho, às 19h
Duração: 45 minutos
Ingresso: R$ 20
Local: Galeria Aymoré – Ladeira da Glória, 26
