A artista plástica Sandra Felzen abre as portas do seu ateliê, nos próximos dias 23 e 24, das 11h às 19h, para exibição de 26 obras, que terão 50% dos recursos obtidos revertidos para o Instituto Brasileiro de Biodiversidade – BrBio. No evento, será lançado, ainda, o Programa de Associados do BrBio, quando será possível contribuir diretamente com as ações da Instituição, em um esforço coletivo para a conservação da biodiversidade.
A parceria entre a artista e o BrBio começou em 2015, quando Sandra conheceu de perto os projetos do instituto. Em visitas aos ecossistemas costeiros e marinhos, a artista pode conferir de perto as ações de conservação do BrBio, da restinga ao ambiente coralíneo. Inspirada nos projetos do BrBio: Projeto Coral-Sol e Projeto Ecorais, Sandra produziu obras que deram origem à exposição “Paisagem Imersa”, exibida no Centro Cultural dos Correios – RJ, com produção artística de Jair de Souza. Entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017, 8.500 pessoas visitaram o local. Através das visitas guiadas pela artista plástica e o instituto, o público teve a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre arte, ciência e conservação.
“O BrBio é formado por pessoas apaixonadas pela proteção e conservação da biodiversidade. E sabemos que boas parcerias são essenciais para a sustentabilidade ecológica, social e econômica”, comenta Simone Oigman-Pszczol, diretora-executiva do BrBio. A exibição se chama “Para dentro do Fundo Azul” em referência a um dos quadros da Sandra. A artista se inspirou na música “Lugar Comum”, do cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, que também é presidente do Conselho do BrBio”, ressalta Simone.
Sobre Sandra Felzen
Sandra Felzen é formada em Química, mestre em Ciências Ambientais, e começou os estudos em artes plásticas nos anos 80, em Nova York. Realizou diversas exposições individuais entre elas, Brasil é Nome de Árvore, no BACI (Washington/EUA); Estações, no Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro/Brasil); terra, no Centro Cultural Cândido Mendes (Rio de Janeiro/Brasil) e O Olhar do Outro, no Centro Cultural Correios (Rio de Janeiro/Brasil). Além disso, participou de coletivas como a 5ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea (Florença/Itália); Variations, em Gwenda Jay Gallery (Chicago/EUA) e America 500, no Centro Recoleta (Buenos Aires/Argentina).
Sobre o BrBio
Criado em 2013, o BrBio tem como objetivo contribuir para a proteção e conservação do ambiente, através da promoção e implementação de projetos de pesquisas básicas e aplicadas à sustentabilidade ecológica, social e econômica. O instituto integra os diferentes setores da sociedade em busca de soluções para minimizar problemas ambientais, conservando a biodiversidade e contribuindo para uma melhor qualidade de vida da sociedade.
Data: 23 e 24 de novembro de 2019
Horário: das 11h às 19h
Local: Ateliê Sandra Felzen
Mais informações: instituto@brbio.org.br