O Rio de Janeiro é o centro cultural que aglutinava e ainda aglutina artistas, intelectuais e fazedores de cultura. O teatro brasileiro tem seu berço em nossa cidade.
Este livro se destina a destacar para jovens e estudiosos do teatro algumas peças icônicas da dramaturgia carioca, que mostram um Rio de Janeiro com suas características do final do século 19 e início do século 20. A cidade era o epicentro dos acontecimentos políticos e sociais, o que, evidentemente, se refletia na dramaturgia dos autores daquele tempo. Os textos escolhidos dão uma clara visão deste período através de comédias e também de um drama.

As peças selecionadas são O noviço (1845), O demônio familiar (1857), Caiu o Ministério (1882), A capital federal (1897) e A bela Madame Vargas (1912). São clássicos escritos por nomes como Martins Pena, José de Alencar, França Jr., Artur Azevedo e João do Rio.
Todo o conteúdo do livro é resultado dos trabalhos de pesquisa, organização, notas, sinopses e biografias realizados pelo dramaturgo e escritor Sergio Fonta.
Lançamento oficial com noite de autógrafos
Data: 2 de julho – quarta-feira, a partir das 19 h,
Local: Teatro Glaucio Gill, na Praça Cardeal Arcoverde, s/n, Copacabana, RJ (próximo à estação do metrô Arcoverde)
314 páginas – 16 x 23 cm – ISBN 978-85-7174-110-2 – Preço de capa: 79,00