Os restaurantes a quilo de todo o Brasil ganharam mais tempo para disputar um dos prêmios mais cobiçados do setor. A Abrasel prorrogou as inscrições para a 10ª edição do concurso O Quilo é Nosso até o dia 3 de julho, dando uma última chance para os estabelecimentos que ainda não garantiram sua participação.
Uma década celebrando um modelo genuinamente brasileiro
Considerada a maior competição de restaurantes a quilo do país, a iniciativa completa dez anos valorizando um formato de alimentação que é, por essência, brasileiro. Ao longo de uma década, o concurso se consolidou como referência ao reconhecer estabelecimentos que se destacam pela qualidade, criatividade e pela experiência proporcionada aos clientes no dia a dia dos bufês.
Para José Eduardo Camargo, líder de conteúdo e inteligência da Abrasel, o modelo a quilo vai além da praticidade. “A comida a quilo sempre teve como característica a diversidade e a capacidade de atender diferentes públicos. Com o concurso, buscamos destacar também como esse modelo pode ser um espaço de experimentação, onde a criatividade dos chefs e a redução do desperdício se complementam, transformando boas práticas em valor para o cliente e em eficiência para os restaurantes”, afirma.
A criatividade dos chefs e a redução do desperdício se complementam, transformando boas práticas em valor para o cliente e em eficiência para os restaurantes.
Sustentabilidade como critério de avaliação
Pelo segundo ano consecutivo, o concurso inclui um critério adicional voltado à sustentabilidade. Os restaurantes participantes poderão conquistar pontuação extra ao utilizar, nas receitas inscritas, ingredientes obtidos a partir do aproveitamento integral de alimentos. Dessa forma, a competição estimula práticas que reduzem o desperdício e incentivam a inovação dentro dos bufês, conectando gastronomia e responsabilidade ambiental.
Como funciona a competição
A disputa é dividida em três etapas. Na primeira fase, entre os dias 14 e 24 de julho, os restaurantes inscritos criam um prato especial que passa a integrar o bufê. Cada estabelecimento será avaliado por júri popular e técnico em critérios que incluem a receita concorrente, limpeza, ambiente, atendimento e a qualidade geral do bufê.
Em seguida, os vencedores regionais avançam para a etapa estadual, realizada de 3 a 9 de agosto. Nessa fase, um júri técnico local seleciona os representantes de cada estado para a grande final. Por fim, a decisão acontece nos dias 14 e 15 de setembro, durante o Salão Abrasel, em São Paulo, quando os finalistas preparam seus pratos ao vivo para avaliação de um júri técnico indicado pela revista Prazeres da Mesa. A final também será transmitida pelas redes sociais do concurso.
Serviço
- Inscrições: até 3 de julho
- Realização: Abrasel
- Patrocínio Ouro: Coca-Cola Brasil, Pluxee e Rational
- Patrocínio Prata: Caixa e Governo Federal
- Parceria: Mundo Mesa
- Apoio: Glasart
- Mais informações: oquiloenosso.com.br
Foto: Wolf art/Pexels
