Alta das temperaturas, férias e turismo aquecem expectativas de faturamento no setor de alimentação fora do lar.
Estação promete aquecer o setor
A chegada do verão, que começa oficialmente no fim de dezembro, renova o otimismo entre empreendedores de bares e restaurantes em todo o país. Temperaturas acima da média e maior circulação de pessoas devem impulsionar o consumo e elevar o faturamento nos próximos meses.
Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, as atividades turísticas cresceram 0,8% em outubro, acumulando alta de 2,1% em três meses. Esse avanço se soma ao aumento histórico de passageiros em voos domésticos — mais de 9 milhões em outubro, segundo a ANAC —, sinalizando uma retomada consistente do turismo e da economia de serviços.
Otimismo entre empreendedores
De acordo com levantamento da Abrasel, 81% dos empreendedores do setor de alimentação esperam faturar mais neste fim de ano do que no mesmo período de 2024. Entre os fatores que favorecem o cenário estão o pagamento do 13º salário, o período de férias e o aumento das confraternizações corporativas.
Para a empresária Débora Souza de Almeida, dona do restaurante Mariposa de Vilas, em Lauro de Freitas (BA), o verão é a melhor época do ano. “Estamos muito otimistas com a chegada da estação. Além do clima, é quando recebemos mais turistas e o movimento cresce bastante”, conta. Ela prevê aumento de 15% no faturamento em relação a 2024.
Débora explica que o pagamento da segunda parcela do 13º salário costuma impulsionar o consumo. “Investimos em promoções e eventos para atrair esse público. É um período em que as pessoas estão mais abertas a sair e celebrar”, afirma.
Turismo e qualificação em foco
Para José Eduardo Camargo, líder de Conteúdo da Abrasel, o verão é decisivo para o setor. “Com o turismo interno e estrangeiro em alta, o fluxo de consumidores cresce, o que ajuda a recompensar as receitas e impulsionar oportunidades de negócios”, avalia.
Ele reforça que o aumento do movimento deve vir acompanhado de planejamento e capacitação. “O aumento das vendas só se converte em fidelização quando há preparo das equipes e atenção à qualidade da experiência do cliente”, conclui.
