O Balé da Cidade de São Paulo inicia uma importante turnê pela Colômbia, reforçando sua presença no cenário da dança contemporânea latino-americana. A companhia se apresenta em Cali, Medellín e Bogotá, levando ao público três coreografias marcantes de seu repertório: Fôlego e BOCA ABISSAL, de Rafaela Sahyoun, e Réquiem SP, de Alejandro Ahmed.
Reposicionamento artístico e internacionalização
A turnê integra um movimento estratégico da atual gestão do Theatro Municipal, que desde 2023 tem trabalhado para reposicionar institucional e artisticamente o Balé da Cidade no circuito internacional. Com a direção artística de Alejandro Ahmed, escolhida pelo próprio corpo de bailarinos, o projeto amplia o diálogo da companhia com grupos e criadores da América Latina, promovendo circulação e intercâmbio cultural.
As obras apresentadas ao público colombiano
Em Cali e Bogotá, o público confere a coreografia Réquiem SP, que abriu a temporada da companhia este ano. Complexa e vibrante, a obra percorre atmosferas que vão da melancolia à energia pulsante, utilizando composições de György Ligeti e do projeto musical Venetian Snares.
Já em Medellín, no DanzaMed, serão apresentadas Fôlego e BOCA ABISSAL, ambas de Rafaela Sahyoun. As coreografias colocam em destaque a potência coletiva do movimento, a conexão física e a intensidade do gesto, conduzindo o espectador a um estado de arrebatamento sensorial.
Agenda na Colômbia
17 de novembro — Réquiem SP — Bienal Internacional de Danza de Cali, Teatro Jorge Isaacs — Cali
20 de novembro — Fôlego e BOCA ABISSAL — DanzaMed, Teatro Metropolitano — Medellín
22 de novembro — Réquiem SP — Teatro Colón — Bogotá
Clientes Nubank têm 10% de desconto na compra de ingressos ao apresentar o cartão na bilheteria.
Sobre o Theatro Municipal de São Paulo
Ligado à Prefeitura da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, o Complexo Theatro Municipal é referência nacional nas artes cênicas, reunindo patrimônio histórico, corpos artísticos permanentes e programação diversa, que inclui ópera, música orquestral, dança contemporânea e projetos formativos.
Sobre a Sustenidos
A Sustenidos é responsável pela gestão do Complexo Theatro Municipal e de outras iniciativas culturais no país, desenvolvendo projetos que promovem formação, circulação e acesso democrático à cultura.


