Hotel Vila COP, em Belém, é entregue antes do prazo e será a principal hospedagem de chefes de Estado durante a COP30, com construção sustentável e eficiência hídrica de 80%.
Estrutura moderna para receber chefes de Estado
O Hotel Vila COP, empreendimento desenvolvido pelo Governo do Estado do Pará, está finalizado e pronto para receber autoridades internacionais na COP30. Com mais de 19 mil m², o complexo foi projetado e executado pelo Grupo DMDL, em parceria com a Quadra Engenharia, utilizando tecnologias de construção de alta performance como steel frame e steel deck, que garantiram agilidade, precisão estrutural e menor impacto ambiental.
Segundo Ualger Costa, CEO do projeto, a entrega antecipada consolida a capacidade técnica e a gestão eficiente do Grupo DMDL em obras de grande complexidade.
“O que estamos vendo no Pará é reflexo da efetividade das estratégias e visão de negócios do Grupo DMDL. Neste projeto, adotamos soluções inovadoras e o resultado é um complexo de nível internacional, com suítes em padrão presidencial e soluções que atendem às mais altas exigências protocolares dessa agenda”.
Sustentabilidade e redução de impacto ambiental
Com 405 suítes — sendo 37 destinadas a chefes de Estado — o empreendimento possui seis blocos e apresenta eficiência hídrica superior a 80% quando comparado a construções convencionais. Esse resultado foi possível graças ao uso de materiais inovadores, planejamento integrado e sistemas construtivos de menor desperdício, incluindo o emprego de 840 toneladas de aço estrutural adquiridas de fornecedores do próprio Pará.
Durante sua execução, processos limpos reduziram em até 4 vezes o volume de resíduos gerados em comparação às obras tradicionais.
“Implementamos técnicas específicas para conforto térmico e acústico, adaptadas ao clima amazônico. Isso resulta em economia de energia, redução de resíduos e menor consumo de recursos naturais no funcionamento diário do hotel”.
Legado permanente para o Estado do Pará
Projetado para ir além da conferência global, o Hotel Vila COP possui modelo modular e adaptável. Após a COP30, poderá ser transformado em centro administrativo, complexo educacional ou unidades habitacionais, garantindo continuidade ao investimento público.
“Mais do que uma obra, deixamos para o Pará uma estrutura sustentável, preparada para o futuro. Este projeto simboliza o que o Brasil tem de melhor em planejamento, engenharia e gestão”.
Coordenada pela Secretaria de Obras Públicas (Seop), a obra demonstra a capacidade do Estado em realizar empreendimentos estratégicos com qualidade, inovação e responsabilidade ambiental.
“A entrega do Vila COP simboliza a força de um governo que planeja, executa e entrega com excelência. Depois da COP30, continuará servindo à população como parte do legado permanente que o evento deixa para o Estado”.
Sobre o Grupo DMDL
O Grupo DMDL é uma empresa brasileira com experiência em projetos de engenharia e arquitetura de alta complexidade para grandes eventos e infraestrutura permanente, aliando inovação, sustentabilidade e eficiência na entrega de soluções que geram legados sociais, econômicos e ambientais.

