Brasileiros com dupla cidadania podem conseguir mais facilmente o visto de trabalho pelo programa Internacional Experience Canada.
Dupla cidadania facilita visto de trabalho no Canadá
O Internacional Experience Canada (IEC) permite que brasileiros com dupla cidadania de países específicos tenham acesso facilitado ao visto de trabalho no Canadá. O programa é conhecido por ser rápido e menos complexo que outros processos de imigração, oferecendo uma oportunidade concreta para quem deseja começar uma nova vida no país.
De acordo com Ana Medeiros, fundadora da Medeiros Immigration e especialista em imigração com mais de 15 anos de experiência, “esse processo costuma ser rápido e menos complexo que os demais, o que o torna uma ótima opção para quem quer chegar no Canadá já com a possibilidade de trabalhar. Ele é dividido em três subcategorias: Working Holiday Visa, Young Professionals e Internacional Co-op. O mais procurado é o Working Holiday Visa, que não está vinculado a nenhuma empresa e isso significa que é possível trabalhar com qualquer empregador e em qualquer província do Canadá, por quantas horas que a pessoa quiser e também em qualquer cargo.”

Como é feito o processo
Segundo Ana Medeiros, o primeiro passo é criar um perfil no site oficial do governo canadense e aguardar um convite para aplicar. Esse convite é feito por meio de sorteios periódicos.
“Normalmente existem mais vagas disponíveis do que candidatos inscritos, então a chance de receber o convite é bem alta. Assim que a pessoa recebe o convite, existe um prazo de 10 dias para aceitar e, após 20 dias, já é possível submeter para aplicação. Por conta do tempo curto é recomendado que a pessoa já esteja preparada com toda a documentação necessária, para conseguir cumprir o prazo de 20 dias”, explica a consultora.
Cidadanias aceitas para o visto
Entre as cidadanias aceitas estão: Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Chile, Costa Rica, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hong Kong, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Coreia do Sul, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, São Marinho, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan e Reino Unido.
Como funciona o trabalho com o visto canadense
Com o visto do IEC, o profissional pode chegar ao Canadá já empregado ou buscar oportunidades no país após a chegada.
“Esse tipo de visto de trabalho decorrente da dupla cidadania de países específicos pode ter duração de até 2 anos. Os requisitos variam de acordo com a cidadania, mas é necessário ter um passaporte válido, ter entre 18 e 35 anos (em alguns casos, até 36), comprovar um valor mínimo de $2500, além de possuir um seguro-saúde para os primeiros meses até ser elegível ao sistema público canadense. Não é necessário ensino superior, experiência prévia ou comprovação de idioma”, destaca Ana Medeiros.
Sobre a Medeiros Immigration
A Medeiros Immigration foi fundada por Ana Medeiros, consultora regulamentada pelo Governo do Canadá, com mais de 15 anos de experiência na área jurídica e de imigração.
Com sede no Canadá, a empresa oferece consultoria ética e personalizada para quem deseja imigrar, estudar ou trabalhar no país, auxiliando brasileiros a transformarem planos de imigração em conquistas reais.
Mais informações sobre o Internacional Experience Canada podem ser encontradas no Instagram oficial da empresa (@medeirosimmigration) ou no site medeirosimmigration.com.
