Alex Ferraz

Plaza Niterói estreia exposição interativa dos 160 anos de Alice

Divulgação Exposição Alice - Plaza Niterói

Plaza Niterói recebe exposição “Trilogia das Aventuras: Alice”, interativa e inédita no RJ, com cenários imersivos e ingressos a partir de R$ 25.


Exposição interativa celebra 160 anos de Alice

Em agosto, o Plaza Niterói estreou a exposição Trilogia das Aventuras: Alice, em homenagem aos 160 anos do clássico de Lewis Carroll, publicado em 1865. Com mais de 500 metros quadrados, a atração inédita no Rio de Janeiro convida o público a mergulhar no universo mágico de Alice, vivenciando a jornada da menina que transita entre realidade e fantasia.

Cenários imersivos e personagens icônicos

A exposição reúne cenários interativos, imagens e sons fantásticos, permitindo que visitantes atravessem o portal mágico de Alice e encontrem personagens como o Coelho Apressado, a Lagarta Filósofa, o Chapeleiro Maluco, a Rainha de Copas e o Gato Sorridente. Com mais de 100 itens cenográficos, o público é inserido na narrativa, vivendo cada detalhe como parte da história.

O percurso está dividido em duas áreas principais: o mundo da superfície, ligado ao real, e o mundo subterrâneo, que explora o irracional, descoberto por Alice ao mergulhar na toca do coelho.

Divulgação Exposição Alice – Plaza Niterói

Nove ambientes temáticos

A mostra se desdobra em nove ambientes, oferecendo experiências únicas e oportunidades para fotos:

Os visitantes podem, por exemplo, participar do chá do Chapeleiro Maluco ou presenciar o diálogo entre Alice e o Gato de Cheshire, em experiências que conectam razão e emoção.

Curadoria e destaque artístico

A exposição conta com ilustrações e obras de artistas como Salvador Dalí, Blanche McManus, Maggie Taylor, Yayoi Kusama, Adriana Peliano, Caroline Murta e Vladimir Barros. Além disso, o acervo inclui filmes, animações, fotos, cartazes e quadrinhos que mostram como Alice atravessou o tempo e se expandiu para diferentes mídias.

‘As Aventuras de Alice no País das Maravilhas’ é um clássico que permanece atual e inspira artistas ao redor do mundo. Entre na Toca do Coelho e conheça o universo que Alice evoca além da versão Disney”, explica Rodrigo Gontijo, curador da exposição.

Informações ao público

A mostra é realizada pelo coletivo Bordas, responsável por exposições imersivas como A Beleza Sombria dos Monstros: A Arte de Tim Burton, e conta com a curadoria do artista e pesquisador Rodrigo Gontijo, doutor em Multimeios pela Unicamp.

Sair da versão mobile