O espetáculo “Bendito Sangue”, da Companhia Arteira de Teatro de Nova Friburgo, encerra sua circulação no próximo domingo, 07 de setembro, em Petrópolis, após passar por oito cidades do interior do Rio de Janeiro.
A peça, que aborda o tema menstruação de forma lúdica e acessível, foi contemplada pelo edital Fluxos Fluminenses, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ, através da Política Nacional Aldir Blanc. Além das apresentações, o projeto inclui a Oficina Gratuita de Formação de Plateia – Descobrindo o Teatro, que acontece em cada cidade visitada, incluindo Petrópolis, no dia anterior ao espetáculo.

Voltado para crianças e jovens entre 7 e 14 anos, familiares, educadores e estudantes de teatro, o projeto garante acessibilidade plena, com tradução em Libras, audiodescrição e mediação para pessoas com deficiência em todas as atividades.
Escrita e dirigida por Eliane França, a peça é interpretada por Denise Peixoto, Gabriela Ribas e Silvia Araújo, com direção musical de Roberto Bahal. A montagem mistura teatro de bonecos, sombras, jogos teatrais e palhaçaria, em um convite para quebrar tabus e celebrar o fazer teatral.

Inspirado em um conto do livro Sobre o dorso das fêmeas, da própria autora, o texto dramatúrgico nasceu de improvisações em ensaio, o que torna cada apresentação única e participativa, com a plateia assumindo papel fundamental na cena.
“Bendito Sangue” não apenas diverte e educa, mas também promove uma reflexão necessária sobre um tema ainda cercado de preconceitos, unindo arte, música e diálogo intergeracional.