Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    segunda-feira, 25 de agosto 2025
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    • Beleza
    • Carnaval
    • Cultura
    • Economia
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Social
    • Turismo
    • + MAIS
      • Esportes
      • Famosos
      • INTERNACIONAL
      • Música
      • Negócios
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • TV
    Alex Ferraz
    Home»Notícias»Tecnologia»Instagram dita escolhas de 7 em cada 10 brasileiros em restaurantes

    Instagram dita escolhas de 7 em cada 10 brasileiros em restaurantes

    30/07/2025Nenhum comentário Tecnologia
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
    Claudio Vasques, CEO e fundador da Brazil Panels

    Pesquisa mostra que 70,2% dos brasileiros escolhem restaurantes após vê-los no Instagram. Qualidade da comida ainda lidera critérios de decisão

    O Instagram se consolidou como o principal influenciador na escolha de restaurantes no Brasil. Segundo pesquisa da Brazil Panels & Behavior Insights, realizada com 2.548 pessoas em todas as regiões do país, 70,2% dos consumidores afirmaram já ter ido a um restaurante após vê-lo na plataforma. O dado supera inclusive as indicações de amigos e familiares, que influenciam 53,1% das decisões.

    Apesar da força das redes sociais, a qualidade da comida permanece como o fator mais relevante, citado por 38,2% dos entrevistados. Outros aspectos como preço (23%) e atendimento (17,1%) também têm peso. Para o CEO da Brazil Panels, Claudio Vasques, o levantamento comprova que, mesmo com o crescimento das experiências digitais, “a essência do negócio gastronômico continua sendo a excelência do prato servido”.

    A exposição online, no entanto, define quem será lembrado ou esquecido. O Instagram aparece como a principal fonte de busca por informações sobre restaurantes (69%), com destaque para fotos de pratos (38,2%) e vídeos de preparo (23,5%), que são os conteúdos mais atrativos. Segundo Vasques, “o consumidor moderno decide pelo celular, mas espera que a experiência presencial seja fiel ao que viu online”.

    Claudio Vasques, CEO e fundador da Brazil Panels

    A pesquisa também revelou hábitos de consumo. A maioria dos brasileiros come fora apenas algumas vezes por mês (31%) ou raramente (39,5%). Quando pedem comida, o fazem principalmente por iFood (61,4%) ou aplicativos próprios de restaurantes (35%). Em termos de preferências, pizza (63,9%) e churrasco (61,9%) lideram, enquanto culinárias japonesa (33,2%) e chinesa (30,4%) ainda enfrentam certa resistência.

    O levantamento indica ainda que 32,4% dos consumidores gastam até R$ 100 por pessoa, e 25,2% não se incomodam com a distância se o restaurante oferecer uma boa experiência. Vasques destaca que o desafio atual do setor está no equilíbrio entre visibilidade digital e qualidade real: “Não adianta ter marketing forte com comida fraca, nem ótima comida sem divulgação. O segredo está na combinação eficaz dos dois”.

    A pesquisa foi conduzida com uma amostra diversificada, composta majoritariamente pela classe C (45,7%), seguida das classes B (34,5%) e D/E (11,2%). A classe A representou 8,6% da amostra. Em termos de idade, a média foi de 47 anos, com predominância das faixas 45 a 54 anos (27,7%) e 35 a 44 anos (24,8%). Quanto ao gênero, 54,2% dos respondentes se identificaram como feminino, 30,3% como masculino e 15,3% como não-binários. Regionalmente, o Sudeste concentrou a maior parte dos respondentes (48,8%), seguido por Nordeste (24,3%), Sul (15,2%), Norte (6,6%) e Centro-Oeste (5%).

    Sobre a Brazil Panels
    Fundada em 2013, a Brazil Panels Consultoria é referência em pesquisa de mercado e marketing full service. Com sede em São Paulo, mantém o maior painel online do país, com 3,5 milhões de pessoas cadastradas. Utiliza metodologias avançadas para gerar dados confiáveis e ações estratégicas para empresas de diferentes segmentos. Mais informações: brazilpanels.com.br

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Veja também...

    Influenciadores adolescentes e a adultização digital: até onde vai o trabalho e os direitos de quem começa cedo na internet?

    22/08/2025

    Mídia digital deve superar TV aberta em 2026

    22/08/2025

    Tecnologia e Escolhas Inteligentes para o Dia a Dia

    22/08/2025

    Comments are closed.

    Últimas Notícias
    • Eagle-Eye Cherry lança novo single “Chasing Down A Dream”, antecipando novo álbum
    • Molly Grace lança “WYKYK”, o último single antes do seu álbum de estreia Blush, que chega 26 de setembro
    • Ocie Elliot revela o novo álbum “Bungalow” com o single emocionante “By The Way”
    • Dayseeker lança novo single “Shapeshift” com clipe; Assista agora
    • Hugo Mariutti explora o pós-punk no single “Out Of Time (You Don’t Know)”
    • Giovanna Baby lança desodorantes com 72h de proteção
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    © 2025 Alex Ferraz.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.