Exposição

A Ava Galleria Rio promove uma exposição especial, em homenagem aos 150 anos do Jockey Club de São Paulo, com curadoria de Edson Cardoso, destacando a importância histórica desse patrimônio cultural, não só para a identidade de São Paulo, mas de todo o Brasil.
A mostra, agora no Rio, na Fábrica Bhering, faz parte de uma série de exposições durante o ano de 2025, reunindo a arte de renomados artistas nacionais e internacionais, confirmando a relevância artística do local, além de fortalecer a conexão do público com este importante espaço histórico.
Entre os artistas convidados estão Alzira Chaloub, Antonia Celia, Antonio Garcia, Beth Melro, Bruno Guerchon, Carla Senna, Claudio Lobato, Doc, Edina de Azevedo, Gloria Conforto, Graça Tirelli, Hanne Hickmann Hansel, Ivaan Hansen, Jadyza, Jarbas Paullous, Jorge Rosa, Lazzarini, Luiz Cavalli, Manuel Juan, Marcelo Côrtes, Marcus Frade, Maria Lúcia Montemoºr, Nelson Da Tribo, Pedro Prandini, Silvio Ferraz, Solange Greco, Walter Garcia e participação especial de Emma Monteiro da Rocha
O Jockey Club de São Paulo é parte integrante da história da cidade. Sua fundação se deu em 14 de março de 1875, com o nome de Club de Corridas Paulistano. A primeira corrida oficial aconteceu em 29 de outubro de 1876, no Hipódromo da Mooca, na rua Bresser, com apresentação de banda de música e presença de um grande público. Os dois únicos cavalos inscritos, Macaco e Republicano, tiveram a honra de inaugurar as raias instaladas nas colinas da Zona Leste da Capital. Apesar do favoritismo de Republicano, Macaco levou o primeiro prêmio. Agora a arte celebra o Jockey para misturar a essência de determinação e persistência dos cavalos com as cores vivas e estilos diversos das obras, confirmando a liberdade que ambos transmitem.
A abertura acontece no dia 26 de julho, às 15h, e pode ser visitada até o dia 09 de agosto, de quarta a sábado, das 11h às 17h, no 2º andar da Fábrica Bhering, Rua Orestes, 28 – Santo Cristo, RJ
Realização: Jockey Club de São Paulo
Apoio: ICELA / PR Comunicação / Arte Vida Arte