O Marina Itajaí Boat Show 2025 abriu suas portas no dia 3 de julho com uma programação diversificada, reunindo autoridades, empresários, imprensa e público em geral até o dia 6, na Marina Itajaí, Santa Catarina. O evento, que conta com mais de 60 embarcações em exposição — entre iates, lanchas, veleiros e jets —, tem a expectativa de atrair mais de 20 mil visitantes. Muito além da exposição, o Boat Show oferece experiências que aproximam o público do universo náutico, incluindo passeio gratuito em barco solar, desfile de moda, área gastronômica e uma exposição inédita da maquete do primeiro barco brasileiro movido a hidrogênio verde.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik, destacou o papel central de Santa Catarina no setor: “Metade dos barcos produzidos no Brasil são catarinenses. Em eventos internacionais, sete em cada dez estaleiros são de Santa Catarina, reconhecidos pela qualidade, design e tecnologia. Nosso objetivo é que o Marina Itajaí Boat Show seja referência global, atraindo milhares de visitantes da América do Sul, gerando empregos e movimentando a economia por meio da parceria entre setor público e privado.”

Representando o governo do Estado, a secretária de Turismo, Catiane Seif, reforçou a importância do evento para o turismo e desenvolvimento regional: “O Marina Itajaí Boat Show simboliza o protagonismo de Itajaí e fortalece Santa Catarina no cenário nacional, contribuindo para combater a sazonalidade turística e promovendo a economia sustentável do litoral.”
O prefeito de Itajaí, Robison Coelho, enfatizou a transformação da cidade, que passou a valorizar sua vocação náutica: “Antes, estávamos de costas para o rio e mar. Hoje, Itajaí é referência nacional na indústria náutica, gerando emprego e renda, com investimentos históricos em infraestrutura e mobilidade, que impulsionam a economia local.”
O diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira, ressaltou a evolução do evento: “O salão náutico começou com uma proposta simples e hoje é uma das maiores estruturas do setor no país. Esta terceira edição conta com mais de 50 píeres e uma montagem complexa para oferecer uma experiência completa para negócios e lazer.”
O presidente da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos (Acobar), Eduardo Colunna, destacou a força econômica do setor: “Santa Catarina é o principal polo náutico brasileiro, responsável por mais de 80% da arrecadação do setor e cerca de 70% da produção nacional. Itajaí concentra 60% dessa produção e lidera as exportações, ampliando a presença do Brasil no mercado global de embarcações.”
Além da exposição, o evento promove atrações para todas as idades, com destaque para o desfile de moda náutica previsto para sábado às 16h, consolidando o Marina Itajaí Boat Show como vitrine para negócios e lazer.
Serviço:
Marina Itajaí Boat Show 2025
Quando: 3 a 6 de julho
Onde: Marina Itajaí, Av. Carlos Ely Castro, 100 – Centro, Itajaí – SC
Horários: Quinta e sexta, 14h às 21h | Sábado e domingo, 11h às 21h (domingo até 20h)
Mais informações: https://itajaiboatshow.com.br/