Alex Ferraz

Zé Motta e Carlos Chaves lançam single com Mônica Salmaso

A faixa “Minha irmã e eu”, com letra de Moyseis Marques, antecipa o álbum “Alma de Gato”, que chega às plataformas no dia 5 de junho.

Chega às plataformas digitais nesta quinta-feira (29/05) a canção “Minha irmã e eu”, primeiro single do disco “Alma de Gato”, fruto da parceria entre os experientes músicos Zé Motta e Carlos Chaves. Com interpretação da consagrada Mônica Salmaso e letra de Moyseis Marques, a faixa marca o início de um projeto sensível, criado à distância durante o isolamento da pandemia, e que será lançado oficialmente em 5 de junho com show na Casa do Choro, no Rio de Janeiro.

“Minha irmã e eu” é uma homenagem ao pai de Zé e Dora Motta, falecido no ano passado, e traz um arranjo delicado e emocional, com participação de Vicente Alexim no clarinete, além da instrumentação de Carlos Chaves (violão requinto) e Zé Motta (violão de sete cordas). A canção é encerrada com um coro intimista entre os irmãos Motta e a voz de Salmaso, em forma de ladainha, que reflete as perguntas e incertezas deixadas pela perda:
“Como se conta um conto? Com quem se aprende a história? Como se segue um sonho? Pra quem eu rezo agora?”.

Elisa Maciel Zé Motta e Carlos Chaves

O disco “Alma de Gato” traz dez faixas autorais assinadas por Zé Motta e Carlos Chaves em colaboração com letristas como André Lacerda, Laís Ferreira, Lucas Bezerra e o próprio Moyseis Marques. A sonoridade se apoia no diálogo entre violões requinto e de sete cordas, com participações especiais de Guinga, Luisa Lacerda, Maogani, Laura de Castro, João Biano, além de instrumentistas como Maria Clara Vale, Aline Gonçalves, Vicente Alexim e Mateus Xavier.

O show de lançamento será no dia 05 de junho, às 19h, na Casa do Choro (Rua da Carioca, 38 – Lapa, RJ). Os ingressos custam entre R$ 30 e R$ 60 e estão disponíveis pelo Sympla.

Sobre os artistas

Zé Motta é músico, compositor e intérprete com forte atuação no teatro e na cena musical contemporânea. Integrante do Bloco do Sargento Pimenta, lançou em 2023 seu primeiro álbum solo, Sopro, com participações de Lenine e Áurea Martins. Também atua em projetos cênicos como o espetáculo itinerante Proncovô, com direção de Eduardo Moreira (Grupo Galpão).

Carlos Chaves é cofundador do premiado quarteto Maogani, com sete álbuns lançados e três Prêmios da Música Brasileira. Também é cavaquinista do Monobloco desde 2007 e desenvolveu o projeto Cavaquinho Solo, que explora o instrumento como protagonista da música instrumental brasileira.

Juntos, Chaves e Motta unem virtuosismo e lirismo em um trabalho que honra a tradição da música popular brasileira com originalidade e profundidade emocional. O disco “Alma de Gato” promete ser um marco dessa colaboração — um encontro de cordas, palavras e memórias.

Sair da versão mobile