O solo inédito “Cobras, Lagartos e Minhocas”, de Álvaro Menezes, com direção de Cesar Augusto, estreia em 9 de abril no CCBB RJ para curta temporada.
Os eventos marcantes da vida de um homem de meia-idade, desde o fim da infância até o desfecho de seu casamento, são o fio condutor de “Cobras, Lagartos e Minhocas”, espetáculo solo de Álvaro Menezes com direção de Cesar Augusto. A peça estreia em 9 de abril de 2025 no Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) e segue em cartaz até 21 de abril, com apresentações de quarta a sábado, às 19h; domingo, às 18h; e segunda, às 19h.

Misturando drama e comédia, a narrativa salta entre as décadas de 1960 e 2000, revelando os desafios de um homem em busca de acolhimento e identidade. A peça reflete sobre os ritos de passagem entre infância e juventude, abordando desde primeiros amores, iniciação sexual e casamento até bullying, abusos e traumas que reverberam na vida adulta.
A dramaturgia nasceu das aulas de Menezes com a atriz Camila Amado, a quem o espetáculo é dedicado. “Toda vida, por mais aparentemente sem graça que seja, pode dar uma bela história. Aí se faz teatro”, comenta o autor e ator.
Sob a direção de Cesar Augusto, o espetáculo envolve o público em um jogo de memórias e contradições, que se entrelaçam para discutir as imposições de uma sociedade patriarcal. “O humor é a chave para entrar nesse universo de recordações e descobertas”, explica o diretor.

Sobre os criadores
- Álvaro Menezes é ator e dramaturgo, com carreira no teatro, TV e cinema. Atuou em 11 peças, 12 curtas-metragens e cinco novelas, além de apresentar o programa “Arte Falada” na rádio Roquette Pinto.
- Cesar Augusto integra a Cia dos Atores há 35 anos e dirigiu espetáculos premiados como “A Tropa” e “Claustrofobia”. Foi diretor do TEMPO_FESTIVAL e recebeu o Prêmio APTR pela multiplicidade de ações artísticas.
Serviço
📍 Local: Teatro III – CCBB RJ
📅 Temporada: 9 a 21 de abril de 2025
🕖 Horários: Quarta a sábado, às 19h; domingo, às 18h; segunda, às 19h
🎟 Ingressos: Disponíveis no site do CCBB RJ