Ele assumiu o cargo de COO e sócio da Dadosfera, trazendo da big tech uma trajetória inovadora no recrutamento, otimização de processos, e liderança organizacional.
A Dadosfera anuncia a chegada de Brian Zaki— ex-Diretor de People Operations & Early Career Recruiting do Google para as Américas (Estados Unidos, Canadá e Brasil) — como seu novo Chief Operating Officer (COO) e sócio. Zaki, natural de Nova York, traz uma carreira marcada por operações de RH inovadoras, otimização de processos e tomada de decisões baseadas em dados no Google. Ele busca contribuir para transformar a plataforma de IA da Dadosfera voltada à gestão estratégica de dados em um momento em que a startup ultrapassa a marca de US$ 2,2 milhões captados em rodas Pré-Seed e Seed, além de outros investimentos.
Zaki iniciou sua trajetória no Google, em 2006, como colaborador individual em Nova York. Em 2008, mudou-se para Belo Horizonte para estabelecer um dos primeiros escritórios internacionais do Google — e o único hub de engenharia na América Latina. Ali, concentrou-se em identificar e recrutar talentos de engenharia de alto nível, otimizar processos para aumentar eficiência e produtividade e estreitar relacionamentos com a comunidade acadêmica. Ao longo do tempo, vários dos modelos operacionais que Zaki desenvolveu no Brasil foram adotados e escalados nos Estados Unidos, ampliando seu reconhecimento dentro da empresa e consolidando sua reputação como um dos maiores experts em recrutamento e desenvolvimento de talentos na região.

“Logo no início, percebi o enorme potencial da comunidade de tecnologia no Brasil”, relembra Zaki. “Construímos e expandimos o que se tornou um dos centros de engenharia mais produtivos do Google, ao mesmo tempo em que criamos uma forte ligação com professores e estudantes. Também lançamos programas relevantes, como o Latin American Research Awards, que promoveram inovação e colaboração em toda a região. O sucesso dessas iniciativas foi impactante não apenas regionalmente, mas também de forma global.”
O trabalho de Zaki culminou em sua nomeação como Diretor de People Operations & Early Career Recruiting para Estados Unidos, Canadá e Brasil, liderando um time de mais de 100 profissionais responsáveis, coletivamente, por contratar até 5.000 Googlers em um único ano. Ele também introduziu iniciativas para melhorar a eficiência operacional, reforçar a diversidade e inclusão e aperfeiçoar processos de gestão de desempenho e people analytics. Em janeiro de 2024, em meio a uma reestruturação que afetou sua equipe, Zaki tomou a difícil decisão de deixar o Google. Após um período de reflexão e autoconhecimento, concluiu que seu ritmo acelerado e busca incessante por inovação faziam parte de sua essência. Encontrou na Dadosfera — ao lado do CEO Luiz Otávio Martins e do CTO Allan Sene — a oportunidade de continuar sua trajetória inovadora.
Fundada em 2019 por Martins e Sene, a Dadosfera evoluiu de uma consultoria de dados (DataSprints) para uma plataforma SaaS em nuvem que unifica dados, inteligência artificial e análises avançadas. A empresa já processou mais de 3.5 trilhões de registros desde seu lançamento e processa 300 bilhões de eventos todo mês, para entregar análises de dados avançadas para seus clientes. “A Dadosfera é uma solução SaaS que leva capacidade de nível big tech para empresas menores por meio de aplicativos inteligentes impulsionados por IA. Nossa plataforma simplifica o gerenciamento em nuvem e todo o ciclo de vida dos dados, desde a ingestão e exploração até o processamento e a interação, reduzindo tanto a complexidade quanto o tempo dedicado a essas tarefas”, explica Zaki. “Meus objetivos são otimizar estruturas operacionais, melhorar a eficiência organizacional, promover colaboração em pesquisa acadêmica/industrial e posicionar a Dadosfera como uma força líder em inovação orientada a dados.”
Sobre a Dadosfera – Sediada em Belo Horizonte (MG), a Dadosfera, plataforma que une dados, IA e análises avançadas para empresas de todos os segmentos, conta com cerca de 40 colaboradores e segue expandindo sua presença no mercado. São clientes o Clube Atlético Mineiro, o Boston Scientific e a Afya Educacional, entre outros. A startup já captou US$ 2,2 milhões para impulsionar seu crescimento e inovação. Saiba mais em dadosfera.ai.