Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, 4 de julho 2025
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    • Beleza
    • Carnaval
    • Cultura
    • Economia
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Social
    • Turismo
    • + MAIS
      • Esportes
      • Famosos
      • INTERNACIONAL
      • Música
      • Negócios
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • TV
    Alex Ferraz
    Home»Cultura»Marilyn Monroe, Albert Einstein, Joe DiMaggio e Joe McCarthy se encontram no Teatro Adolpho Bloch

    Marilyn Monroe, Albert Einstein, Joe DiMaggio e Joe McCarthy se encontram no Teatro Adolpho Bloch

    11/03/2025Nenhum comentário Cultura
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
    Norival Rizzo, Cassio Scapin, Amanda Acosta e Marcos Veras, o elenco de “Insignificância”, que estreia em 14 de março no Teatro Adolpho BlochCrédito: Jairo Goldflus

    Depois de temporada de sucesso em São Paulo, Cássio Scapin, Amanda Acosta, Marcos Veras e Norival Rizzo iniciam turnê nacional pelo Rio de Janeiro com a peça que discute as consequências da fama, sob a direção de Victor Garcia Peralta e produção de Rodrigo Velloni

    Em um hotel na Nova York de 1953 se passa o hipotético encontro entre quatro famosas lendas norte-americanas – a estrela de cinema Marilyn Monroe, Albert Einstein, cientista criador da Teoria da Relatividade (que levou à criação da Bomba H e, consequentemente, à Bomba Atômica), Joe DiMaggio, renomado jogador de beisebol e marido de Marylin, e o infame senador Joe McCarthy. Encontro que poderia acontecer hoje, trocando os personagens originais por seus pares na atualidade.

    Este é o enredo da peça Insignificância, com texto do dramaturgo e diretor de teatro, cinema e televisão inglês Terry Johnson, lançado em livro em 1983, na qual os atores Cássio Scapin, Amanda Acosta, Marcos Veras e Norival Rizzo assumem os papéis do Professor, da atriz, do jogador de beisebol e do senador, que estreou em outubro em São Paulo, passou por Campinas e Curitiba e agora chega ao Rio de Janeiro, no TeatroAdolpho Bloch, sob a direção de Victor Garcia Peralta.

    Norival Rizzo, Cassio Scapin, Amanda Acosta e Marcos Veras, o elenco de “Insignificância”, que estreia em 14 de março no Teatro Adolpho BlochCrédito: Jairo Goldflus

    Este encontro singular destaca uma das questões mais discutidas na mídia contemporânea: as consequências da fama, tanto na vida pessoal de renomadas celebridades, em relação às concessões necessárias para alcançá-la ou preservá-la, quanto à sua exploração para objetivos políticos. Através das perspectivas de figuras que simbolizam alguns dos maiores fenômenos de popularidade do século XX, o autor reflete sobre as maneiras de lidar com a fama (ou com a perda dela): a rejeição por parte do cientista, a aceitação hesitante, personificada no mito sexual que Marilyn continua a representar, e a decepção quando a fama se dissipa, refletida no personagem do jogador.

    Outro componente se une ao enredo: a política, representada pelo macartismo no contexto da Guerra Fria, quando o senador McCarthy capitaneou uma verdadeira “caça às bruxas” nos EUA, com o objetivo de criminalizar o comunismo e seus adeptos, cerceando as liberdades políticas.

    A montagem brasileira tem tradução de Gregório Duvivier e reedita a parceria entre o produtor Rodrigo Velloni e o autor, após a montagem, em 2016, do espetáculo Histeria, com direção de Jô Soares, que recebeu o prêmio Arte Qualidade Brasil de Melhor Produção/2017. Os figurinos de Fábio Namatame, o visagismo de Claudinei Hidalgo e as perucas de Feliciano San Roman são ingredientes essências na montagem, captando e personificando as celebridades “emprestadas” ao texto.

    Mais de 40 anos nos separam da escrita de Insignificância, e outros 70 da época em que se passa o enredo, mas as situações e os personagens continuam muito atuais. A estrela de cinema hoje seria musa das mídias sociais. O jogador de beisebol, para nós, brasileiros, seria o jogador de futebol, com milhões de seguidores e sem muita noção. O senador poderia estar sentado no plenário brasileiro, dizendo e fazendo o mesmo que o escroque do texto de Johnson. O único que, se estivesse ainda entre nós, estaria trazendo contribuições à sociedade seria o cientista.

    O espetáculo é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura Lei Rouanet, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, e do ProAC, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

    Patrocínio: Fórmula Natural

    Copatrocínio: Alberflex e Rehau

    Apoio: Instituto Adimax e Competition

    Serviço

    Insignificância – Uma Comédia Relativa

    insignificancia.teatro

    Temporada: 14/03 a 6/04/2025

    Teatro Adolpho Bloch

    R. do Russel, 804 – Glória

    teatroadolphobloch

    Sextas e sábados às 20h; domingos às 18h

    Abertura da casa: 60 minutos antes do início do espetáculo

    Ingressos: Plateia A: 130,00 / 65,00 (meia); Plateia B: 40,00 / 20,00 (meia) – 72 lugares

    Pela internet: ingresso.com

    Capacidade: 359 lugares

    Estacionamento no local

    Acessibilidade

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Veja também...

    Festa junina anima fim de semana no Tijuca Tênis Clube

    04/07/2025

    Shopping Metropolitano realiza feira de adoção pet

    04/07/2025

    Grupo Banana Split Retorna com Novo Sucesso e Celebra 35 Anos de História

    03/07/2025

    Comments are closed.

    Últimas Notícias
    • Conforte-se Caxias do Sul com solução inovadora em locação de poltronas para pós-operatório
    • Monique Alfradique é a nova embaixadora da Harmonize Gold
    • Romaria do Divino Pai Eterno 2025: Prefeitura de Trindade (GO) estima incremento na renda per capita de 24%
    • Da periferia ao protagonismo digital: a jornada de Jhonny Marllon, o ex-estudante de medicina que virou referência em monetização nas redes
    • Festa junina anima fim de semana no Tijuca Tênis Clube
    • Veuve Clicquot estreia terraço de inverno em Campos do Jordão
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    © 2025 Alex Ferraz.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.