Planejar e antecipar decisões podem ajudar o seu ponto de venda a conseguir aproveitar a sazonalidade para melhorar o fluxo caixa anual
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo estima que o carnaval de 2025 pode injetar no comércio brasileiro um montante de R$ 12,03 bilhões em receitas, significando um aumento real de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado, descontada a inflação. Se confirmada a projeção, este será o melhor carnaval desde 2015, diz a CNC, com gastos de turistas estrangeiros em bares e restaurantes estimados em R$ 5,4 bilhões.

Para alguns setores do comércio, é um dos momentos sazonais de maior fluxo de pessoas e, consequentemente, de caixa. Mas, mais do que estar ciente da importância dessa data, é essencial ajustar estratégias e aproveitar as oportunidades do período de alto movimento para trazer equilíbrio ao caixa ao ano. Com isso em mente, a Alelo, empresa de benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, líder no setor, listou algumas dicas de como potencializar a favor do negócio:
- Invista em marketing digital e presença online: uma forte presença online, de forma constante, pode ajudar a impulsionar as vendas e ser lembrado pelo consumidor e potenciais clientes;
- Comunique-se de forma clara: seja por cartaz, anúncios ou “carro de som”, deixe claro para seu potencial consumidor os diferenciais do seu ponto de venda – seja recebimento de Vale Refeição e Vale Alimentação, ou uma bebida/alimento em oferta;
- Ofereça alternativa de pagamentos: seja em ponto físico fixo ou para ambulantes credenciados que irão aproveitar o período faturar, é importante estar preparado para receber diferentes tipos de pagamentos (físicos e digitais) para aumentar a atratividade dos consumidores, a exemplo das maquininhas que aceitam benefícios corporativos, como vale-alimentação e vale-refeição. Clientes Alelo, por exemplo, podem utilizar os seus benefícios por meios de pagamento por aproximação diretamente do celular. Ou seja, os consumidores conseguem adicionar o cartão de vale-alimentação, vale-refeição na sua carteira digital, possibilitando o pagamento digital por aproximação via Google Pay;
- Crie programas de fidelidade: ofereça programas de recompensas ou descontos exclusivos – tal como o Alelo Mais Clientes – que pode atrair pessoas ao seu ponto de vendas e ajudar manter um fluxo constante de clientes;
- Estabeleça parcerias estratégicas: procure colaborar com outras empresas que tenham padrões de vendas complementares aos seus. Uma sorveteria, por exemplo, pode propor parceria com uma loja de bolos para oferecer uma sobremesa que une o sorvete e um bolo recém saído do forno;
- Diversifique seu portfólio de produtos ou serviços: isso pode ajudar a compensar as flutuações de demanda ao longo do ano;
- Ofereça serviços complementares: considere a adição de serviços que possam ser oferecidos durante os períodos menos lucrativos. Como por exemplo fazer entrega de marmitas, vender kits de lanchinhos para o período de férias escolares etc..
- Desenvolva promoções e campanhas sazonais: crie estratégias de marketing e promoções específicas para aumentar o fluxo de caixa na alta demanda e atrair consumidores nos períodos de baixa demanda;
- Mantenha um controle efetivo de estoque e planejamento de produção: ao analisar os padrões de vendas ao longo do tempo, você poderá fazer ajustes para atender à demanda sazonal, evitando falta de estoque, ou pior, estoque parado.
Para ficar por dentro de mais dicas interessantes confira este e outros textos noBlog da Alelo.