Ministério da Cultura e Petrobras apresentam a edição 2025 da CasaBloco.“Alô, alô Teresinha! Ai que saudade do “Cassino do Chacrinha”…”. A última noite da 6ª edição da CasaBloco foi um verdadeiro Jardim das Delícias. O evento reuniu homenagem ao Cassino do Chacrinha, com direito a Milton Cunha como o Velho Guerreiro e chacretes, Vanessa da Mata, Bloco Fogo & Paixão convidando para o palco simplesmente Sidney Magal, Gretchen e Natascha Falcão, e ainda shows de Mãeana, Agytoê e Carnageralda. Nas carrapetas estarão DJ Pepe Jordão e Tropicals.
A 6ª edição da CasaBloco contou com patrocínio master Petrobras, patrocínio Brahma e Secretaria de Estado de Economia Criativa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio da Turisrio e Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, com idealização e produção da Agência Tess e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Todo ano Rita Fernandes, idealizadora e diretora geral do projeto, faz uma imersão pelos diversos carnavais do Brasil, visitando cidades de norte a sul e trazendo para o Rio de Janeiro novas histórias, ideias, cores, timbres e tambores. Assim começa a tomar forma a CasaBloco, evento que ela define como “uma experiência carnavalesca única”. E completa: “O Rio é o grande anfitrião de um Brasil plural! Nossa proposta é que o folião embarque em uma imersão carnavalesca única, diferente, completa, passando pelo universo dos blocos, do samba, da moda, do cinema, da gastronomia, além de oficinas e rodas de conversa”.
Oficinas Petrobras Casabloco e Mostra de Cinema Petrobras Casabloco
O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro – CCBB será a sede de uma programação inteiramente gratuita, a CasaBloco Multilinguagem, recebendo as Oficinas Petrobras Casabloco, a III Mostra de Cinema Petrobras Casabloco, roda de conversa e apresentações. Ao todo, serão quatro oficinas (máscaras carnavalescas; gravuras, carimbos e estamparias; samba no pé e maquiagem). Haverá ainda a III Mostra de Cinema Petrobras Casabloco, com a exibição de seis filmes que têm o carnaval como tema.
Feira de Moda e Gastronomia
Presente desde a primeira edição, a Feira de Moda “A Rua é Nossa”, parceria com o Instituto Black Bom, reúne 20 empreendedores do estado do Rio de Janeiro promovendo impacto social e econômico na economia criativa do carnaval. Dos participantes 80% são pretos e pardos, 81% são mulheres, 75% empreendem há mais de 5 anos, 61,5 % têm filhos e 71% têm o seu empreendimento como a principal fonte de renda da casa.
“A Casabloco faz parte do calendário do estado do Rio de Janeiro e promove o nosso Carnaval para além da folia e da festa, mas também pensa o segmento enquanto economia criativa e geração de emprego e renda. Queremos que este exemplo de festa seja cada vez mais valorizado e vivenciado pela população fluminense”, afirma a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.
Na Gastronomia, a Junta Local assina a curadoria com produtores locais, levando uma versão da tradicional feira carioca para os foliões. O foco na diversidade traz desde comidas veganas e lanches saudáveis até os comidões de diversos sotaques para saciar a fome de todo público. Boa experiência musical também rima com comida boa, justa e local.
ESG
Além da diversidade de linguagens, a CasaBloco estimula e investe na cadeia produtiva do carnaval, da concepção à realização. Em 2025, o festival empregará mais de 1 mil pessoas no período que começa na pré-produção, passa pela realização e é encerrado na pós-produção. O projeto mantém uma parceria com o MUCA – Movimento Unido dos Camelôs, fundado em 2003, que recebe os alimentos doados através da “meia-entrada solidária”. Com uma equipe cada vez mais diversa, a CasaBloco firmou uma parceria com a ONG Sorrindo RJ para a contratação de pessoas com deficiência. Além disso, as emissões de GEE serão compensadas e a Escola de Divines, organização que inclui pessoas trans no mercado a partir da moda, é a nova parceira da CasaBloco e integra a equipe que trabalha na cenografia do festival.
SOBRE O CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.