Yago Avelar explica as principais estratégias de venda para 2025
De acordo com relatório de 2025 da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o faturamento do e-commerce deve aumentar em mais de 20 bilhões de reais neste ano, marcando o oitavo ano consecutivo de crescimento. Essa diferença pode ser explicada pela projeção de aumento de ticket médio em 4,7% e uma alta de 5% de pedidos em relação a 2024.
Porém, para que essa projeção se reflita no seu negócio, o especialista Yago Avelar, COO da agência TEC4U, especializada em soluções 360° para o digital, garante que algumas estratégias precisam ser tomadas. Para ele, a personalização na jornada de compra é um fator fundamental para o consumidor concluir o pedido.

“Quanto mais personalizada for a experiência do cliente de acordo com seu perfil de compra, melhor. Ao analisarmos os dados de navegação e auxiliarmos os clientes na tomada de decisão por meio da personalização da vitrine, recomendação de produtos e sugestões de compras combinadas com base nas aquisições de outros clientes, aprimoramos a experiência de compra.” comenta o COO.
Yago ainda acredita que as novas ferramentas, como inteligência artificial, não devem robotizar o atendimento da sua loja, mas sim otimizá-lo. “Além disso, é fundamental oferecer um atendimento humanizado e personalizado, alinhado à persona do e-commerce. Isso é possível com o uso de IA e outras tecnologias”, completa.
Um dos métodos que grandes empresas usam para melhorar a experiência do cliente durante a compra, garantindo que o consumidor fique mais tempo no site, é a gamificação. Essa estratégia, segundo Yago, se aplicada de forma personalizada a cada negócio, pode render números maiores no faturamento.
“A gamificação também é importante, no caso de uma loja de corrida por exemplo, criar uma competição em que a quantidade de quilômetros viram descontos ou então um programa de fidelidade em que bonifica através do exercício é sensacional. É claro que isso tem que ser feito com base no público de cada marca”, finaliza.
Sobre a TEC4U
A TEC4U propõe inovações para o seu negócio no ambiente digital. A empresa oferece serviços de tecnologia, consultoria, operações e marketing. Com o propósito de otimizar toda a jornada do cliente, a marca se posiciona como solução ideal para a sua marca prosperar no digital.