A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, lança a terceira edição de sua pesquisa global com consumidores, apresentada no white paper “Evolução do consumo de energia residencial: intenções, ações e desafios para uma maior eficiência energética”. O estudo entrevistou 13 mil pessoas em 11 países visando entender as percepções globais sobre o uso consciente de energia residencial, sustentabilidade e tecnologia para casas inteligentes.
Lacuna entre conscientização e ação
O consumo energético doméstico é o principal fator de emissões residenciais e tem aumentado continuamente nos últimos anos com a crescente adoção de dispositivos eletrônicos e eletrodomésticos. Esse incremento, aliado ao alto custo do recurso e aos impactos visíveis das mudanças do clima, tem ampliado a conscientização sobre a necessidade de um uso mais responsável da energia em casa.
Diante desse cenário, o relatório da Schneider Electric analisa comportamentos, barreiras e a prontidão para a implementação de soluções de redução do consumo de eletricidade. Os resultados deste ano destacam um significativo gap entre conscientização e ação: 82% dos respondentes consideram a eficiência energética “razoavelmente importante” ou “muito importante”, enquanto 84% indicam que essa é a principal melhoria desejada para suas residências. Além disso, 70% afirmam que diminuir sua pegada de carbono é uma prioridade.
No entanto, poucas pessoas adotam medidas realmente eficazes para reduzir o seu consumo de energia. Apenas 44% ajustam regularmente a temperatura ambiente, embora essa seja uma das ações de maior impacto. Ao mesmo tempo, 58% dos proprietários de imóveis optam por apagar as luzes como principal estratégia para poupar energia, apesar de a iluminação representar somente cerca de 5% da conta de eletricidade. Outro hábito comum – desconectar carregadores sem uso (48%) – também tem impacto mínimo, economizando apenas US$ 0,26 por carregador anualmente.
Tecnologia para eficiência energética residencial
O estudo da Schneider Electric mostra um foco excessivo na iluminação quando se trata de tecnologias de eficiência energética em casa. Entre os entrevistados, 52% acreditam que a iluminação inteligente melhora a eficiência energética, e 24% possuem esse tipo de tecnologia. Contudo, somente 21% têm um termostato inteligente, e menos da metade (46%) reconhecem seus benefícios para a economia energética, apesar de evidências apontarem que o equipamento pode baixar as contas em até 30% ao ano.
Pela primeira vez, a pesquisa explorou percepções sobre inteligência artificial (IA). Embora previsões indiquem que IA e automação possam ajudar a mitigar até 10% das emissões globais de gases de efeito estufa, 44% dos entrevistados afirmam que nunca confiariam na IA para tarefas domésticas, 35% não a compreendem totalmente e 41% preferem evitá-la. Ao todo, 52% consideram a tecnologia para casas inteligentes muito cara, mesmo com estudos demonstrando que residências conectadas podem atenuar a demanda de energia em até 22%.
O levantamento revela, ainda, uma lacuna de conhecimento sobre tecnologias mais tradicionais. Cerca de 30% dos respondentes não sabem qual a função do quadro elétrico em suas casas, e 16% até desconhecem a sua localização. Como elemento central do sistema elétrico residencial, o quadro elétrico garante a segurança dos aparelhos e dispositivos elétricos. A falta de conhecimento sobre a sua importância pode representar riscos graves, especialmente à medida que as casas se tornam mais eletrificadas.
“Os consumidores querem reduzir suas contas de eletricidade, melhorar a confiabilidade elétrica e aumentar a eficiência energética em suas residências. Entretanto, há um gap entre intenção e ação. A tecnologia para melhorar esse consumo energético já está disponível, porém falta conhecimento sobre as formas mais eficazes de utilizá-la”, afirma Michael Lotfy Gierges, vice-presidente executivo de Home & Distribution na Schneider Electric. “Com maior eletrificação e digitalização, o consumo de energia residencial pode ser melhor medido, controlado e integrado a fontes renováveis.”
Baixe o relatório “Schneider Electric Home & Distribution 2024 Consumer Survey Report” completo aqui.
Sobre a Schneider Electric
Nosso propósito é criar impacto, capacitando todos para que aproveitem ao máximo nossa energia e recursos, unindo progresso e sustentabilidade. Na Schneider Electric, chamamos isso de “Life Is On”.
Nossa missão é sermos o seu parceiro de confiança em sustentabilidade e eficiência.
Somos líderes globais em tecnologia industrial, levando expertise e know-how em eletrificação, automação e digitalização para indústrias inteligentes, além de infraestruturas resilientes, data centers preparados para o futuro, edifícios inteligentes e residências intuitivas. Com base em nossa ampla experiência no mercado, fornecemos soluções integradas de internet das coisas (IoT) industrial com inteligência artificial (IA), cobrindo todo o ciclo de vida, assim como automação, software e serviços conectados, entregando gêmeos digitais (digital twins) para permitir o crescimento lucrativo para nossos clientes.
Somos uma empresa de pessoas com um ecossistema de 150 mil colaboradores e mais de um milhão de parceiros que operam em mais de 100 países para garantir a proximidade com os nossos clientes e partes interessadas. Abraçamos a diversidade e a inclusão em tudo o que fazemos, guiados pelo nosso propósito significativo de um futuro sustentável para todos.