Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quarta-feira, 11 de fevereiro 2026
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    • Beleza
    • Carnaval
    • Cultura
    • Colunas
      • Resenha de Negócios
      • Danilo Rasquinho
    • Gastronomia
    • Moda
    • Social
    • Turismo
    • + MAIS
      • Economia
      • Esportes
      • Famosos
      • Internacional
      • Música
      • Negócios
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • TV
      • Mídia Kit
    Alex Ferraz
    Home»Filmes e Séries»Niterói recebe a pré-estreia da animação “A história de Ayana”

    Niterói recebe a pré-estreia da animação “A história de Ayana”

    03/02/2025Nenhum comentário Filmes e Séries
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Threads
    Seguir
    Facebook X (Twitter) Instagram Threads

    Curta-metragem infantil que aborda questões sobre o albinismo em famílias negras terá duas sessões gratuitas no dia 13 de fevereiro, no auditório da Câmara Municipal 

    Teaser do filmehttps://youtu.be/x2JHaiRVXCw

    As descobertas de uma menina albina, a construção de sua identidade e a busca pela sua ancestralidade negra marcam o enredo do curta-metragem de animação “A História de Ayana”. O filme, que tem classificação livre, fará a sua pré-estreia no auditório da Câmara Municipal de Niterói, na quinta-feira, dia 13 de fevereiro, com duas sessões gratuitas, iniciando às 9h e 10h da manhã. Com uma linguagem simples e educativa, o curta aborda questões físicas e sociais relacionadas ao albinismo, como a ausência de melanina e a baixa visão, o preconceito, o bullying e o resgate da ancestralidade negra da personagem central. 

    A autora do livro e do argumento, a psicóloga e escritora Tatiana Moreira, é pessoa albina filha de pais negros, e criou Ayana com base em suas vivências pessoais e na de outras pessoas na mesma condição.

    “O livro nasceu do meu desejo de ver as experiências das pessoas com albinismo representadas em uma história infantil e principalmente escritas por uma mulher albina. Para mim, agora é uma alegria ver esta história se transformar em filme, ampliando ainda mais o alcance de sua mensagem através da potência da linguagem audiovisual”, conta Tatiana Moreira. 

    A direção e o roteiro adaptado são assinados por Cristiana Giustino, produtora cultural com mais de vinte anos de experiência no audiovisual e também mulher albina. Em sua primeira direção, aventurando-se no mundo da animação, ela aposta numa linguagem simples e educativa, respeitando os princípios da obra original e alcançando de forma mais direta o público infantil. 

    “Com este filme, queremos contribuir para a representação e a visibilidade do albinismo, especialmente entre as crianças, promovendo a diversidade e a inclusão, principalmente no ambiente escolar”, afirma Cristiana. Pouco antes da adaptação para o cinema, o livro de Tatiana Moreira teve um ciclo de leituras dramatizadas em escolas públicas da cidade de Niterói, ocasião em que foi possível verificar o impacto nas crianças das questões abordadas na obra.

    Agora é a vez do filme “A história de Ayana”, cuja pré-estreia acontece no dia 13 de fevereiro, no auditório da Câmara Municipal de Niterói, com entrada gratuita. As sessões serão abertas ao público, com pré-reservas exclusivamente para alunos de escolas da rede municipal de ensino. Após cada sessão, o público poderá participar de uma conversa com a equipe do filme. Haverá também a distribuição de um folheto com informações sobre o albinismo e atividades lúdicas para as crianças.

    Após esta pré-estreia, o curta deverá circular por festivais e por circuitos alternativos com foco em escolas e instituições. O filme possui versões com acessibilidade comunicacional em audiodescrição, Libras e LSE com vistas à fruição de pessoas cegas e com baixa visão, pessoas surdas e ensurdecidas.

    “A história de Ayana” é uma produção da Casa da Gente Produções, em coprodução com a Miseno Produções. O curta-metragem foi realizado com recursos do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo. Para saber mais, acesse www.ahistoriadeayana.com.br e instagram.com/ahistoriadeayana 

    Saiba mais sobre o albinismo

    O albinismo é uma condição genética que afeta a produção de melanina, substância que dá cor à pele. As pessoas albinas são caracterizadas por pele, cabelos e olhos muito claros, bem como níveis variados de deficiência visual. 

    Essa condição, que afeta ao menos 21 mil brasileiros segundo o Ministério da Saúde (2022), podendo ser este um número subestimado, gera o enfrentamento cotidiano de questões em âmbito social e cultural, como discriminação, preconceito e estigmas que podem levar ao isolamento e à exclusão educacional. Estas questões são ainda mais evidentes no caso de crianças albinas filhas de pais negros. 

    Pré-estreia do filme A HISTÓRIA DE AYANA

    Quinta-feira, 13 de fevereiro

    Sessões às 9h e 10h

    Local: Câmara Municipal de Niterói (Auditório do 2º andar)

    Av. Ernani do Amaral Peixoto, 625 – Centro, Niterói 

    Entrada gratuita (por ordem de chegada, sujeita à lotação)

    Classificação: Livre

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Veja também...

    Novela “Beleza Fatal” estreia na TNT em março

    10/02/2026

    Boutique Filmes anuncia Encadeados, comédia romântica em Paris

    04/02/2026

    “Dona Beja” estreia na HBO Max com 5 episódios por semana

    02/02/2026

    Comments are closed.

    Últimas Notícias

    Itabuna viveu noite histórica com o sucesso da Caravana do Povo

    11/02/2026

    Homenageada com marchinha e ovacionada no desfile: Milene Gonzalez brilha como musa absoluta do carnaval

    10/02/2026

    Festa na Literatura no teatro Cândido Mendes

    10/02/2026

    Adriana Santos celebra a força feminina com look de barbante e látex assinado pelo maquiador Anderson Natio

    10/02/2026

    Hotéis Vilarejo transformam o verão em festa temática

    10/02/2026

    Office Connection lança prêmio cultural na Expo Revestir 2026

    10/02/2026
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    © 2026 Alex Ferraz.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.