Para a coleção pré-outono 2025 da Ferragamo, Maximilian Davis encontra inspiração no Caribe e na África Ocidental: uma paleta de cores extraída de cartões-postais de paisagens caribenhas, descobertos em brochuras turísticas dos anos 1980, combinada com a confiança expressiva dos retratos malinenses dos anos 1970. Sob o olhar do minimalismo elegante e da excelência artesanal italiana – características que definem a Ferragamo atualmente – surge uma proposta ao mesmo tempo libertadora e refinada. “Sinto que, hoje, as pessoas estão se vestindo buscando conforto: elas querem peças que sejam descontraídas, imediatas e fáceis de usar”, explica Davis. “E essa mentalidade foi algo que eu quis trazer para o guarda-roupa nesta coleção.”

Azuis vibrantes misturam-se com tons terrosos, enquanto toques tropicais naturais aparecem discretamente presentes: folhas de palmeira queimadas pelo sol transformadas em estampas gráficas ou franjas de ráfia aplicadas como acabamento em sandálias de couro. Malhas de seda e algodão surgem tingidas em tie-dye – “o símbolo das férias de verão”, diz Davis – enquanto formas orgânicas são incorporadas como detalhes em vestidos drapeados e sandálias gráficas. A cortiça, material essencial para o legado da Ferragamo desde que Salvatore a utilizou em calçados na década de 1940, é transformada em saltos esféricos (agora em cortiça, camurça e metálicos galvanizados), enquanto rendas delicadas – comuns tanto em casas caribenhas quanto italianas – aparecem distorcidas em formas orgânicas, quase alucinógenas. Em novas animações, a bolsa trançada alcança sua forma mais elevada, com intrincados entrelaçamentos de couro Gancini, que suspendem uma bolsa de linho com cordão.
Em outro momento, o glamour dos anos 1970 é reinterpretado com facilidade contemporânea: “aquele estilo de vestir era tão elegante, mas ao mesmo tempo tão livre”, observa Davis. A sensualidade despretensiosa do uso de lenços é traduzida em minivestidos brilhantes de cetim ou foulards costurados para criar saias e camisas; vestidos longos e fluidos de cady com decotes profundos aparecem gloriosamente leves. A silhueta alfaiatada da época é deliberadamente desconstruída e relaxada, enquanto shorts e calças de viscose de lã elevada são confeccionados com cinturas elásticas. Em homenagem à era, a icônica bolsa Hug surge em camurça com textura que lembra veludo cotelê ou adornada com tachas prateadas, enquanto botas largas até o joelho e sandálias plataforma de napa evoluem formas familiares com um apelo luxuoso renovado. Sapatos de salto com laço em forma de borboleta adaptam a feminilidade dos arquivos para os dias atuais, enquanto um elegante scarpin de bico fino é decorado com um Gancio gráfico galvanizado.
Os artigos de couro destacam-se pela suavidade e maleabilidade: uma nova bolsa, perfurada com uma agulha Gancini, cuja forma depende da qualidade de seus materiais – napa e camurça; mocassins e scarpins de couro de bezerro macio decorados com evoluções orgânicas da corrente Vara; e Derbies com cadarço projetados para serem deliberadamente leves. A patina degradê Tramezza em jaquetas de couro e sapatos masculinos, como brogues e loafers, presta uma sutil homenagem às técnicas clássicas, enquanto a estética utilitária aparece nas mochilas Hug com ferragens Gancio e em uma nova versão para usar no ombro.
Serviço:
@ferragamo
Shopping Iguatemi São Paulo – Piso Superior | 11 3815-5057
Shopping JK Iguatemi – Piso Térreo | 11 3152-6066
Shopping VillageMall – Piso L1 | 21 3252-2523